ONG é uma das 100 melhores do Brasil
Documentário exibido pela TV Canção Nova, sobre a ONG Movimento Aliança de Misericórdia, mostra como é o seu trabalho e o porquê dela ser destaque entre os projetos sociais do Brasil.
O Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia tem a missão de ser uma expressão viva do amor misericordioso, que brota do coração de Deus manifestado na Igreja. Atuando no trabalho com os mais pobres, materialmente e espiritualmente, a obra fundada em 2000, na cidade de São Paulo, conjuga evangelização e caridade e, por esse motivo, será mostrada em documentário da TV Canção Nova, “Manjedoura, onde Jesus nasce todos os dias”.
O documentário vai ao ar na TV Canção Nova, em dezembro, e pretende abordar a atuação de leigos e dos missionários nas comunidades paroquiais do Brasil. Com o título “Manjedoura”, o documentário faz uma alusão ao lugar onde o menino Jesus nasceu, uma proposta que surgiu a partir de uma inspiração para o Natal, de que Ele nasce todos os dias na simplicidade, no cuidado e na caridade promovidos não somente nesta época, quando as pessoas se sentem mais tocadas, e sim o ano todo.
As gravações tiveram início em julho deste ano, captando a essência do trabalho missionário em cinco diferentes realidades, entre elas, a atuação da Aliança de Misericórdia. “A Aliança de Misericórdia realiza, entre os seus diversos trabalhos, uma missão chamada “Thalita Kum” e nós tivemos a oportunidade de mostrar a que aconteceu no Rio de Janeiro que teve como tema “Life in Rio”, realizada no Largo do Carioca, de 21 a 27 de julho”, explica Marly Pinheiro, responsável pela gravação.
Com o intuito de anunciar a Boa Nova de um Deus Misericordioso, a Missão Thalita Kum começou, justamente, no Rio, no ano de 2009, uma semana inteira em que o foco é “anuncie o Evangelho a toda criatura” (Mc16,15) de maneira criativa e jovem, levando evangelização, por meio de muita dança, música, pregação, apresentações teatrais e abordagens pessoais.
O Movimento Aliança de Misericórdia é chamado a ser aliança e ponte de misericórdia entre pobres e ricos, centro e periferia, pequenos e grandes, além de ação evangelizadora e de promoção humana até os confins do mundo. E está entre as 100 melhores ONGs do Brasil, posição destacada na segunda edição do “Guia Melhores ONGs do Brasil”, promovido pelo “Instituto Doar”, “Rede Filantropia e Consultoria Mundo que Queremos”, que ocorreu em cerimônia realizada no início do mês, no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Ao todo, inscreveram-se 1.700 instituições, das quais foram escolhidas as 100 melhores ONGs do Brasil, com base em diversos critérios, como causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia e financiamento, comunicação e prestação de contas.
“Nós ficamos muito contentes pela Aliança de Misericórdia, pois é uma posição de destaque muito merecida por todos os trabalhos que a missão desenvolve e, também, porque tivemos a honra de poder mostrar um pouquinho desse trabalho em nosso documentário Manjedoura. Assim, o telespectador da TV Canção Nova terá contato com esse projeto de Deus, que é o cuidado com quem mais necessita”, ressalta Kathia Teodoro, diretora do documentário.
Atualmente, a Aliança de Misericórdia está presente em mais de 40 cidades do Brasil e em outros sete países: Portugal, Itália, Polônia, Bélgica, Venezuela, República Dominicana e Moçambique. Conheça o site https://misericordia.com.br/
Por: Samantha Natielli
Jornalista – MTB 62.583/SP
Leia mais:
:: Departamento de Documentários desenvolve conteúdo de fé e reflexão
:: Documentário: Comunidade Jesus Menino