O desespero não cabe às pessoas de Deus

O desespero nos impede de agir e não cabe àqueles que dizem confiar em Deus até o fim

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta quinta-feira, 21 de setembro de 2017, Márcio Mendes partilhou a Palavra, em II Reis 5,1-15, para nos mostrar que o desespero não cabe às pessoas de Deus.

Naamã era um homem importante, vencedor de guerras e um general temido, mas ele tinha lepra, um inimigo que ele não conseguia vencer e que o atacava de dentro para fora, sem que ele pudesse fazer nada.

Em uma das suas incursões a Jerusalém, ele levou de lá uma jovem que ficou como criada da sua esposa. Vendo Naamã leproso, ela disse à esposa que se ele se apresentasse a um profeta que viva em Israel, seria curado.

A mulher de Naamã o convenceu de ir, e, com a alegria de que pudesse ter uma chance, Naamã contou ao rei tudo o que a mulher havia dito a ele. O rei de Naamã, empolgado com a possibilidade de cura do seu general, mandou que ele fosse a Israel, e ainda mandou vários presentes com uma carta pedindo que o rei de Jerusalém devolvesse Naamã curado.

Assim que Naamã chegou em Jerusalém, o rei entrou em desespero, pois achou que o fato de mandar um servo com uma doença incurável para lá seria um motivo para atacarem Israel. Assim que ficou sabendo do desespero do rei, Eliseu, que era um profeta, pediu que Naamã fosse mandado até ele.

Eliseu sabia que uma pessoa de Deus não se desespera, que quem tem fé no Senhor não se preocupa, porque sabe que d’Ele é a última palavra. Nós podemos ser abalados pela vida, mas o desespero não cabe àqueles que confiam de Deus. Essa Palavra é uma das mais generosas que existem na Bíblia. Ela nos mostra que Deus está sempre disposto a nos curar, mas podemos e devemos nos preparar para a cura. Nós precisamos acreditar no poder de cura de Deus. Não acreditar n’Ele é não acreditar em nenhum sacramento da Igreja.

Temos de cooperar com nossa cura, e algo indispensável é acreditar nas coisas simples, acreditar na simplicidade de Deus. Às vezes, quase escapa de nós perceber o milagre que o Senhor fez, porque Ele não faz para aparecer, mas sim por amor.

Deus sempre quer contar conosco para realizar Seus milagres. Ele quer que abramos o coração para receber Sua graça, mas Naamã não tinha o direito, na época, de clamar a Deus, pois era estrangeiro.

A lepra de Naamã significa tudo o que nos corrói por dentro, o que vai nos matando. Assim como nós, Naamã também tinha muitas qualidades, mas existia algo que ameaçava tudo. Não importava quantas guerras ele tinha vencido, aquilo ia acabar com ele; e assim funciona o pecado com nós. No entanto, não podemos nos desesperar, pois o desespero apenas nos paralisa e nos impede de agir da forma que Deus quer. Não é viver no desleixo, mas confiar em Deus sempre.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Outras Matérias