Deus está conosco na alegria e no sofrimento

Deus não se isola em apenas um tipo de necessidade, Ele está conosco na alegria e no sofrimento

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta quarta-feira, 20 de setembro de 2017, Dunga partilhou a Palavra de Deus para nos mostrar que o Senhor está conosco na alegria e também no sofrimento. Ele não é exclusivo de uma situação.

Medite a Palavra em Esdras 3,11-13:

“Entoaram ao Senhor este refrão de louvor: Porque ele é bom, e porque sua misericórdia com Israel permanece para sempre! E todo o povo soltou aclamações de alegria para celebrar o Senhor, por ocasião do lançamento dos alicerces de sua casa. Mas, enquanto muitos gritavam de alegria e júbilo, muitos sacerdotes, levitas e chefes de família, já idosos, que tinham visto o primeiro templo, choravam em alta voz, enquanto diante deles eram lançados os alicerces do novo edifício. Era impossível distinguir os gritos de alegria dos clamores daqueles que choravam, pois todo o povo gritava em altos brados, e o eco de suas vozes se podia ouvir de longe.”

No exílio na Babilônia, o povo de Israel ficou 70 anos sem praticar sua fé, e, no fim desses anos, Deus iluminou um homem chamado Esdras, para que escrevesse todas as leis que o Senhor havia dado a Israel.

Quando o povo de Israel foi liberto por Ciro, que era Rei da Pérsia, Esdras e Neemias foram os responsáveis por reerguer as leis e os costumes do povo de Deus. Assim, em nosso meio, também podem aparecer pessoas que nos fazem lembrar das obras de Deus, quando andamos afastados d’Ele e O esquecemos. Aqui, entra a Palavra, mostrando-nos a alegria daquele povo com a reconstrução de Jerusalém e do Templo de Israel, mas também o choro daqueles que, um dia, haviam visto o templo antigo que ali estava.

Sempre haverá essa situação de pessoas que estão em momentos alegres e outras em momentos tristes. A nós cabe ser solidários com quem sofre, mas também nos alegrar com quem está alegre. Tanto no pobre que pede ajuda quanto no rico que dá a ajuda, Cristo está sempre nas duas pontas.

Se não digerirmos isso dentro de nós, vamos sempre tender para um lado, ou para os que necessitam ou para o que apenas se alegram, e aí está o erro. Deus está sempre entre essas pessoas, não apenas com uma delas.

A vida é dinâmica, e os dois lados podem trocar de posição ao longo dela. Tudo passa, o sofrimento de hoje vai passar; e se estivermos vivendo momentos felizes, precisamos estar alertas, porque as provações também chegam.

Para os que sofrem, Deus vem nos dizer: “Coragem! Crê somente”. Para os que se alegram, Ele diz: “Vá em paz! Tua fé te salvou!”. Tenhamos fé em Jesus e sejamos companheiros d’Ele, pois Ele está no meio de nós, mediando nossas tristezas e alegrias, está conosco em todos os momentos.

Dunga
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Outras Matérias