TV Canção Nova comemora 18 anos em Aracaju (SE)

Aracaju foi a primeira geradora da TV Canção Nova a disponibilizar o conteúdo evangelizador para o Brasil todo

Larissa Sene

Desde 1989, o objetivo da Canção Nova, com a inauguração da TVCN, em Cachoeira Paulista (SP), era expandir a evangelização para que cada vez mais pessoas pudessem ter seu encontro pessoal com Cristo e tornar o mundo mais justo, fraterno e pacífico. A partir de agosto de 1997, a TV Canção Nova deu mais um passo e formou a Rede Canção Nova de Televisão com a compra da TV Jornal em Aracaju (SE), sua primeira geradora. Por meio dela, a emissora passou a disponibilizar sua programação para todo o Brasil.

A trajetória da missão Canção Nova na capital sergipana é marcada pela providência divina e pelo empenho de quem confia em Deus na construção de um mundo melhor. Essa história teve início quando a senadora de Sergipe, na época, Maria do Carmo Nascimento Alves, proprietária de um canal de TV aberta, procurou o arcebispo Dom José Palmeira Lessa para lhe oferecer a aquisição de sua geradora, que exibia a programação da Rede Bandeirantes no estado nordestino.

Ao tomar conhecimento dessa oferta, o fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans Stapel, a ofereceu a vários movimentos da Igreja, mas não houve interesse de nenhum deles devido à falta de recursos financeiros.

Linha do Tempo Aracaju

Sede de Aracaju (Fotos: Arquivo CN)

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, estava interessado no canal de TV por precisar de uma geradora para ter retransmissoras da Canção Nova pelo Brasil. Mas, assim como os outros, não tinha dinheiro para comprá-la. Frei Hans, no entanto, não se deu por vencido e encerrou a conversa lhe dizendo: “Se o Pai do Céu quer, dinheiro não vai faltar”.

Ao conhecer a obra fundada pelo monsenhor Jonas, a proprietária da geradora manifestou o desejo vendê-la para a Canção Nova por saber que a TVCN contribuiria para uma sociedade mais fraterna, fervorosa e mais justa. E foi assim que, após algumas negociações e muitas orações, monsenhor Jonas e os cofundadores da obra de evangelização, Wellington da Silva Jardim e Luzia Santiago, começaram o pagar as prestações da estação com ajuda dos sócios evangelizadores e adquiriram a primeira geradora da TV Canção Nova.

Quem mais está na história da Canção Nova é o nordestino. Quando Dom Lessa chamou o padre Jonas para falar da TV, uma das primeiras coisas que ele disse foi que nós precisávamos mostrar a Igreja do nordeste para o Brasil. E Deus nos deu essa oportunidade, e assumimos muito mais, somos a Igreja Católica Apostólica Romana”, afirma Wellington da Silva Jardim.

Foi assim que surgiu o projeto ‘Dai-me Almas’, cuja proposta está ligada à missão salesiana de Dom Bosco. Esse projeto não possibilitou apenas a aquisição da geradora, da televisão e da rádio, não é apenas o nosso trabalho apostólico. Podemos dizer que a Canção Nova é um projeto de Deus chamado ‘Dai-me Almas’.

Para saldar as dívidas com a aquisição da geradora, a comunidade católica contou com a contribuição, a intercessão e o incentivo de pessoas que fizeram com que outras mais pudessem ter, em casa, a programação da TVCN.

Assista a um trecho do agradecimento do monsenhor Jonas Abib aos benfeitores e sócios da Canção Nova pela quitação da dívida contraída com a aquisição da geradora:

Tendo em vista o grande avanço tecnológico vivido atualmente, a Canção Nova tem se empenhado para se manter atualizada e para ser totalmente digitalizada. Com um bom investimento no setor e equipamentos modernos, ela vem cumprindo seu papel.

Em novembro de 2009, a TVCN, representada pela emissora de Aracaju (SE), foi a primeira a receber do então ministro das Comunicações Hélio Costa a consignação do canal no padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Tv Digital - Aracaju

Missão Canção Nova em Aracaju

Os eventos da Canção Nova, em Aracaju, são realizados no mesmo local onde estão as instalações da geradora da TVCN. Na casa de missão acontecem aprofundamentos, grupos de oração, atendimentos de oração, bazar da providência, cerco de jericó, vigília e Santa Missa todos dos dias. O local também atende outras dioceses do Nordeste com encontros e aprofundamentos.

Uma vez por mês são promovidos, no Rincão do Meu Senhor, cuja capacidade é para cerca de duas mil pessoas, os acampamentos de oração, transmitidos para a grade regional e pela internet via blog.

A casa possui também uma livraria que comercializa todos os produtos de evangelização do DAVI (Departamento de Audiovisuais da Canção Nova); um escritório do Clube da Evangelização, responsável por atender os mais de três mil sócios e arrecadadores que diariamente levam as doações para o projeto ‘Dai-me Almas’; bem como a lanchonete, uma das fontes de renda que contribui para manter a missão.

Outras Matérias