Quaresma, tempo de reflexão, caridade, penitência e oração

Assista aos vídeos que reforçam a missão do cristão neste tempo de Quaresma.

Larissa Senne
Da Redação

A Quaresma é um período em que o Filho de Deus nos convida a ir para o “deserto” com Ele, não ao deserto de areia onde Ele passou os piores momentos, mas ao deserto do nosso coração. Os quarenta dias, em que mergulhamos nesta mística, têm um significado importante na Bíblia: “um tempo de prova” antes de uma grande “vitória”.

Restando pouco mais de 10 dias para o fim deste tempo litúrgico, a TV Canção Nova dispõe aos telespectadores vídeos com o objetivo de reforçar a importância da vivência das práticas evangélicas para a Igreja Católica. Tempo propício de reflexão, caridade, penitência e oração.

Diariamente devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja e os excessos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos, de forma a nos prepararmos para a celebração da Páscoa do Senhor. Durante esse tempo especial de purificação e santificação, contamos com diversos meios propostos pela Igreja, cujo intuito é nos ajudar a viver a dinâmica quaresmal. Listamos algumas práticas cristãs a fim de auxiliá-lo nesta missão:

Caridade:

“Estes dias de Quaresma nos convidam de maneira apremiante ao exercício da caridade; se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos por um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados” (São Leão Magno).

Reflexão:

Penitência e oração:

São recomendados os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitência, as privações voluntárias, como o jejum e a esmola, a partilha fraterna (obras caritativas e missionárias), segundo afirma o Catecismo da Igreja Católica, n. 1438.

Outras Matérias