Dúvidas frequentes sobre Digitalização da TV Canção Nova

Entenda a Digitalização da TV Canção Nova, lendo perguntas e respostas frequentes

Desligamento do sinal analógico: A Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) disponibiliza, no site “Você na TV Digital”, informações sobre o cronograma de desligamento dos municípios brasileiros.

Tire as dúvidas via:
Telefone: Central de atendimento pelo número 147 (ligação gratuita)
E-mail: atendimento@vcnatvdigital.com.br
Chat: Converse com os atendentes de segunda a domingo, das 9h às 21h.

1. O que significa ‘digitalizar TV Canção Nova’?

A digitalização na TV Canção Nova implica na alteração da forma como o conteúdo de vídeo/áudio é produzido e transmitido. A alteração de tecnologia, da analógica para digital, proporciona uma melhoria na qualidade de sons e imagens e também a melhoria na recepção do sinal na casa do usuário.

2. Qual a diferença entre TV analógica e TV digital?

Do ponto de vista do usuário, a principal diferença está na qualidade da imagem e do som que ele recebe em sua casa. Na TV analógica, são comuns interferências, chuviscos, chiados, cores borradas e ruídos no som. Com a TV Digital, através da mudança na forma de transmissão do conteúdo, é possível corrigir grande parte dos efeitos de interferências, fazendo com que o resultado final para o usuário seja uma imagem perfeita e o som limpo.

3. A digitalização da TV é obrigatória?

Sim, a digitalização da TV Brasileira é uma determinação do Governo Federal.

As emissoras que não participarem do processo de digitalização só poderão fazer suas transmissões terrestres enquanto a TV analógica for permitida.

Inicialmente, o governo estipulou o prazo de 2016 para o desligamento das TVs analógicas. Atualmente, esse prazo foi alterado para um intervalo entre os anos de 2015 e 2018, com desligamentos escalonados em datas a serem definidas pelo Ministério das Comunicações.

4. Quando começaram as transmissões digitais na TV Canção Nova?

A TV Digital brasileira foi inaugurada em 2 de dezembro de 2007.

A TV Canção Nova fez sua primeira transmissão terrestre digital em Aracaju (SE), no dia 13/11/2009. A partir daí, outras cidades foram entrando no ar, de acordo com as autorizações do governo.

5. O que é preciso fazer para receber o sinal digital na minha TV?

O usuário precisa ter uma antena de UHF (que pode ser interna ou, preferencialmente, externa) ligada ou ao seu conversor digital, chamado Set-Top-Box, ou diretamente ao seu aparelho de TV se este já possuir um conversor digital integrado.

Atualmente, todos os modelos de televisores vendidos no país já podem receber a TV Digital diretamente, sem necessidade de conversor externo.

6. Onde eu posso comprar o conversor digital ou a TV com conversor integrado?

Em lojas de eletroeletrônicos ou de departamentos espalhadas por todo o país. Opcionalmente, pode-se adquirir os aparelhos diretamente pela internet.

7. É preciso de um conversor para cada aparelho de TV?

Sim, o televisor precisa estar preparado para receber TV digital ou ter seu conversor independente.

8. Quais são os tipos de antena indicados para captação do sinal digital?

Antenas de UHF internas e externas. No caso de prédios, talvez a antena coletiva já possa receber sinais nessa faixa de frequência. Nesse caso, basta ligar seu televisor ao sistema de TV do seu prédio. Pode-se verificar a cobertura digital da TV Canção Nova no site http://tv.cancaonova.com/tvdigital.

9. A digitalização da TV tem custo para o telespectador?

Não, o custo é da Canção Nova. Porém, como a nossa TV se mantém com a ajuda dos sócios evangelizadores, estamos todos convidados a contribuir e fazer a nossa parte para que tenhamos a programação da Canção Nova disponível para recepção terrestre gratuita na casa dos usuários.

10. A TV digital muda o formato da imagem dos programas?

O padrão de TV Digital adotado no Brasil, além de ter a transmissão no formato digital, prevê as imagens com alta definição (HD – High Definition). Por isso, a imagem recebida através da TV Digital oferece ao usuário um padrão de qualidade superior àquele que se tinha anteriormente, mostrando detalhes com maior resolução, imagens mais bonitas e nítidas.

Além de todo o investimento que está sendo feito na transmissão do sinal de TV terrestre, a Canção Nova têm feito aquisições de novos equipamentos capazes captar e trabalhar as imagens no formato HD, tudo para melhorar a qualidade da imagem que disponibilizamos aos telespectadores.

11. A programação da TV Canção Nova poderá ser gravada?

Isso depende do equipamento que o usuário tem em casa. Se a sua TV ou conversor digital possuem a função de gravação da programação, isso será possível.

12. Quantas cidades serão beneficiadas com o sinal digital da TV Canção Nova?

Todas aquelas cidades que recebem o sinal da TV Canção Nova na tecnologia analógica receberão o sinal na tecnologia digital. São mais 300 cidades abrangendo todo território nacional. Nossas equipes trabalham constantemente com o objetivo de expandir essa cobertura, fazendo com que o Evangelho chegue a todos os locais do nosso país.

13. Qual é o prazo do governo para que as TVs façam a mudança para a TV Digital? A TV Canção Nova conseguirá atender esse prazo?

Atualmente, o governo trabalha com um prazo entre 2015 e 2018 para que todas as TVs completem seu processo de transição para TV Digital.

A Canção Nova trabalha para atender os prazos estipulados e têm conseguido, com a ajuda dos sócios evangelizadores, ser fiel aos compromissos assumidos.

14. Quais os benefícios que os telespectadores poderão usufruir com a digitalização da TV Canção Nova?

Os principais benefícios são:

Alta definição: Áudio e vídeo melhor que a TV analógica.
Mobilidade: Possibilidade de utilizar o equipamento em movimento, sem perder a cobertura. Será possível captar os sinais de TV em dispositivos em movimento: ônibus, trens, metrô, carros, barcos etc.

Portabilidade: É a possibilidade de utilizar o mesmo equipamento em pontos diferentes de cobertura. Exemplo: televisores e computadores de mão equipados com receptor de TV ou telefones celulares equipados com receptor, nos quais o espectador pode assistir à programação deslocando-se ou não.

Interatividade: pode disponibilizar diversos serviços, tais como: comércio eletrônico, banco eletrônico, enquetes, ensino à distância, jogos, imagens de vários ângulos etc. Por meio desse recurso, o telespectador pode selecionar informações de um programa, visualizar o guia de programação entre outras atividades.

15. Qual a diferença entre geradora e retransmissora?

Geradora é o serviço de radiodifusão destinado à transmissão de sons e imagens, por ondas rádio-elétricas, com a particularidade de geração conteúdo local. A geradora se caracteriza pela inserção de programação produzida localmente.

Retransmissora é o serviço destinado a apenas retransmitir, de forma simultânea, os sinais de estação geradora de televisão para a recepção livre e gratuita pelo público em geral.

16. Qual será o destino do sistema analógico da TV Canção Nova depois da total implantação do sistema digital?

Após o desligamento dos transmissores analógicos (tratado popularmente como “apagão analógico”), os equipamentos serão tratados como obsoletos, e o serviço que chamamos de TV será todo executado com tecnologia digital.

17. Quando a minha cidade vai receber o sinal digital?

Isso depende de um cronograma que está sendo definido pelo governo. Atualmente, a TV Canção Nova possui autorização para iniciar o processo de digitalização em mais de 130 cidades, as quais você pode conferir clicando aqui.

A previsão é de que essas cidades estejam operando com tecnologia digital até o fim de 2015. Estamos trabalhando duro para que esse objetivo seja alcançado, e contamos com a ajuda daqueles que contribuem com a Canção Nova para completar esse processo.

18. Como vou saber se minha cidade já tem o canal digital disponível?

Procuramos manter uma lista atualizada de cidades que já operam com tecnologia de transmissão digital. Você pode acessar essa lista clicando aqui.

Em alguns casos, mesmo antes da divulgação, já teremos o sinal operando em caráter de teste. Opcionalmente, o usuário pode fazer uma busca de canais em seu receptor, de tempos em tempos, para conferir se o sinal da Canção Nova ou outros novos canais já estão disponíveis com transmissão digital.

19. Se eu comprar o televisor com recepção digital agora, ainda poderei assistir à TV Canção Nova no analógico enquanto na minha cidade ainda não transmite pelo digital?

Sim, todos os modelos de TV vendidos atualmente possuem capacidade de recepção analógica e digital.

* faleconosco.rdf@cancaonova.com


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Outras Matérias