TV Canção Nova produz documentário com foco na ação transformadora

“Documentário Manjedoura” pretende abordar o trabalho voluntário e pastoral nas comunidades

Em preparação para a data que marca a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a TV Canção Nova está produzindo um documentário sobre a atuação da Igreja Católica nas diferentes necessidades e realidades da sociedade brasileira, mostrando os trabalhos das comunidades paroquiais, através dos leigos e dos consagrados.

Com o título “Manjedoura”, o documentário faz uma alusão ao lugar onde o menino Jesus nasceu, uma proposta que surgiu a partir de uma inspiração para o Natal, de que Ele nasce todos os dias na simplicidade, no cuidado e na caridade promovidos não somente nesta época, quando as pessoas se sentem mais tocadas, mas o ano todo.

O Natal é a festa de Deus que se fez homem, é um mistério de amor. Por isso, o projeto documental pretende mostrar como o Evangelho de Jesus Cristo se faz presente no cotidiano daqueles que doam a sua vida para transformar a do outro. Histórias de pessoas que, a exemplo dos três reis magos que visitaram o Menino Jesus na ocasião do seu nascimento, visitam o coração daquele que mais precisa.

As gravações tiveram início em julho deste ano e têm como objetivo captar a essência de trabalhos voluntários, missionários e pastorais. “Nós formamos uma equipe na TV Canção Nova, que trabalha especificamente com documentários, um departamento formado por um grupo de profissionais e membros da Comunidade Canção Nova que se dedica a documentar aquilo que vem de encontro com a proposta evangelizadora da emissora, que é a formação de homens novos para um mundo novo”, explica Kathia Teodoro, coordenadora do departamento.

Gravação do Documentário. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Ao todo, serão levadas ao público cinco diferentes missões de cristãos católicos, como a Casa da Gestante Pró-vida; a Comunidade Jesus Menino; o Encontro Thalita Kum, promovido pela Comunidade Aliança de Misericórdia e a Missão Paz. Um dos destaques da produção é a atuação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, em Minas Gerais,pouca gente sabe, mas foi no Brasil, na Diocese de Luz, no oeste do estado mineiro, onde surgiram os Ministros da Eucaristia”, conta Marly Pinheiro, responsável pela gravação.

No dia 1°de janeiro de 1968, o Bispo Diocesano, na época, Dom Belchior Joaquim da Silva Neto – CM, apresentou e deu poderes para dez leigos exercerem o honroso cargo de Ministros Extraordinários da Eucaristia pela primeira vez no mundo, com a autorização concedida pelo Papa Paulo VI. “Entre os entrevistados, temos um ministro que fez parte desse primeiro grupo de ministros e o seu depoimento é emocionante”, destaca Marly.

O documentário Manjedoura é uma produção inédita e será exibido pela TV Canção Nova em dezembro deste ano.

Por: Samantha Natielli – Jornalista – MTB 62.583/SP

Outras Matérias