Por Liana Nunes
O programa Além da Notícia desta quinta-feira (11) vai tratar sobre o sofrimento humano em relação à enfermidade e como essa realidade pode restabelecer ou fortalecer uma aproximação melhor com Deus. O Catecismo da Igreja Católica indica que a doença pode levar a pessoa à angústia, a fechar-se sobre si mesma e, às vezes, ao desespero e à revolta com Deus. Mas através dessa provação o ser humano pode alcançar uma certa maturidade e voltar-se àquilo que é essencial e simples da vida.
O assunto será abordado através de entrevista feita com o médico mastologista e professor de bioética Dr. Cícero Urban, e com o Padre João Baptista, coordenador da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Brasília. O programa também conta com a participação de Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo da diocese de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde na CNBB, com Deolino Pedro Baldissera, mestre em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma e doutor em ciências da religião pela PUC-SP e com o Frei Claudiano de Aragão, da Ordem dos Carmelitas Descalços.
“Este tema foi pensado porque hoje é celebrado o Dia Mundial do Enfermo: uma data propícia para levar o telespectador a uma reflexão sobre como a doença, própria da vida humana, pode nos ajudar a ter coragem de enfrentar qualquer outro desafio no nosso cotidiano”, afirma Renato Wenceslau, produtor do programa.
Neste 11 de fevereiro, a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos. Na oportunidade, o programa vai exibir uma matéria sobre o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, localizado na França, com o objetivo de levar ao conhecimento do público a importância do local sagrado e a revelação de milagres por intercessão da Mãe de Jesus. O programa começa às 22h, na TV Canção Nova, com transmissão ao vivo no Canal do Youtube da emissora. O Além da Notícia é reprisado no domingo, 2h da manhã.