Devemos aceitar e amar nossas fraquezas para que assim Deus possa agir nelas
No ‘Sorrindo pra Vida’ desta segunda-feira, 2 de outubro de 2017, o convidado padre Eliano Gonçalves meditou a Palavra de Deus para nos mostrar que aceitar as nossas fraquezas é um passo para a santificação.
Leia a Palavra de II Corinthians 12,5-10:
“Desse homem eu me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. Pois, ainda que me quisesse gloriar, não seria insensato, porque diria a verdade. Mas abstenho-me, para que ninguém me tenha em conta de mais do que vê em mim ou ouve dizer de mim. Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.”
Podemos ver como a Palavra de Deus vem nos dar o ensinamento de como lidar com as nossas fraquezas. Hoje, a Palavra nos leva a aprender a lidar melhor com isso, pois Paulo vem nos mostrar que, na fraqueza, se manifesta o poder de Deus.
Nós não precisamos negar nossas fraquezas; na verdade, precisamos reconhecê-la, amá-la. Não estamos falando do pecado, mas sim da fraqueza que é algo inerente ao ser humano, e, por essa falta de conhecimento, muitas vezes para nos mostrar fortes e inabaláveis, negamos, para nós mesmos, que temos fraquezas.
Muitas vezes, deixamos de buscar as ferramentas necessárias para que, a partir dessas fraquezas, nos tornemos mais humildes. Paulo pediu, três vezes, ao Senhor, que tirasse o espinho da carne dele. Mesmo não sendo atendido, ele ganhou uma força dobrada para poder administrar e enfrentar esse espinho.
Nessa Palavra, podemos refletir sobre quem realmente somos e admitirmos nossas fraquezas, para que o poder de Deus possa se manifestar nelas. São Paulo não faz uma vangloria a si mesmo, mas faz uma apresentação de anti-heroísmo a Deus, esvaziando-se. Muitas vezes, apresentamo-nos a Deus com aquilo que queremos ser e não com o que verdadeiramente somos, e Deus faz naquilo que nós somos.
Amar a nossa fraqueza é uma atitude santificante; negá-la é um despropósito, porque negamos nossa natureza, negamos nosso caminho responsável de salvação, o qual somos chamados a assumir.
Se negarmos nossas fraquezas e não a aceitarmos, não pediremos a ajuda de Deus para lutar contra ela. Por isso, sentimo-nos derrotados e sem esperança, porque lutamos por nós mesmos. Essa experiência de reconhecer nossas fraquezas não é teoria, mas sim libertadora e reconfortante, porque aceitamos a ajuda de Deus na nossa vida.
Padre Eliano Gonçalves
Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos
Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!
Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!