Educativo Trocando Ideias

Entenda o que a figura do Papa representa para a Igreja Católica

Deveres e atribuições do Papa serão refletidos no “Trocando Ideias”.

O último programa “Trocando Ideias” do mês de janeiro fez uma reflexão sobre a importância da figura do Papa para a Igreja Católica. Com apresentação de padre Roger Araújo, a edição contou com a participação do filósofo e jornalista Rodrigo Luiz, do mestre em Bíblia padre Antônio Xavier.

Um dos assuntos discutidos foi a composição do colégio dos cardeais que possui a autoridade de eleger, por meio de votação, um novo Papa quando necessário. O mestre em Bíblia padre Antônio Xavier explicou que os membros pertencentes a esse grupo são cardeais do mundo todo.

“Os cardeais são entendidos como um grupo de conselheiros do Papa. (…) Hoje quem escolhe os cardeais é o próprio Papa e normalmente esses cardeais são bispos, o papa pode escolher algum padre ou leigo mas é um caso mais raro”, disse o convidado.

Aprofunde-se nesse tema, assista ao programa!

Atualmente a Igreja Católica tem como Pastor o Papa Francisco. O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, Arcebispo de Buenos Aires, Argentina, nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 13 de dezembro de 1969, pelos jesuítas, durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel. Foi eleito Papa em 2013 após o Papa Bento XVI renunciar o posto à frente da Igreja devido à idade.

.: Conheça a história de Papa Francisco

.: Relembre como foi o Conclave

.: Em contagem regressiva, a Canção Nova se mobiliza para chegar aos 100%. Saiba mais!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo