Educativo Trocando Ideias

Distúrbio de ansiedade: como tratá-lo?

Acompanhe a edição do programa “Trocando Ideias” e entenda essa doença

Os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se pode imaginar. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estima-se que, no mundo, as taxas de diferentes transtornos entre a população alcançam 29% somente na última década. Para entender as causas, as consequências e os possíveis tratamentos dessa doença, o programa “Trocando Ideias”, desta terça-feira, 6, às 20h30, vai receber especialistas na área da saúde que abordarão o tema. O apresentador Ricardo Sá conversará com o cardiologista Roque Savioli, a nutricionista clínica Gisela Savioli e a psicóloga Elaine Ribeiro.

A ansiedade consiste em um fenômeno que ora beneficia ora prejudica o ser humano. Segundo o Ministério da Saúde, dependendo das circunstâncias ou da intensidade, pode-se tornar patológica, isto é, prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

Alguns sintomas são característicos desse transtorno, como preocupações, tensões ou medos exagerados; sensação contínua de que algo muito ruim acontecerá; medo extremo de algum objeto ou situação em particular, entre outros.

distúrbios de ansiedade

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Diversas maneiras de tratamento existem para o transtorno, as mais comuns são via medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica); psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra e a combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

Para obter melhores resultados, são imprescindíveis o diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo