Educativo Trocando Ideias

A ansiedade e os distúrbios alimentares

Convidados conversam sobre os riscos na saúde causados pelos distúrbios alimentares e pela ansiedade.

Larissa Senne
Da Redação

A ansiedade e os distúrbios alimentares

(Foto: Arquivo CN)

Quem nunca descontou seus sentimentos na comida? Boa parte dos relacionamentos e do dia a dia das pessoas se passa ao redor da mesa e está ligada à alimentação nos mais diversos contextos, como festas de aniversários, casamentos, despedidas, etc., sendo difícil controlar a quantidade e variar a qualidade dos alimentos que são ingeridos. Sobretudo, quando há alguma disfunção causada por algum distúrbio emocional e físico.

Para saber mais sobre este assunto, o programa ‘Trocando Ideias’, a partir das 20h30 desta terça-feira, 9, vai receber médicos e especialistas para falar sobre os males que os distúrbios alimentares causam à saúde.

A nutricionista funcional Dra. Gisela Savioli, o cardiologista Dr. Roque Savioli e a psicóloga Elaine Ribeiro são os convidados desta edição para esclarecer dúvidas e dar dicas e informações sobre os principais tipos de disfunções alimentares, como a anorexia, bulimia e a compulsão alimentar.

Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças que prejudicam a saúde física e mental, nos quais pessoa  se preocupa de tal modo com os alimentos e com o seu peso corporal que, muitas vezes, não consegue pensar em outra coisa. Razão pela qual muitas são tomadas pela ansiedade e acabam perdendo o autocontrole.

“Nutriente dá inteligência às nossas emoções”, ressalta a Dra. Gisela Savioli, ao explicar a necessidade de haver uma nutrição adequada saudável e fugir da alimentação pobre e rica em alimentos processados, o que pode alterar nossas emoções e causar enfermidades físicas também, como a diabetes, a osteoporose e as doenças cardiovasculares.

Leia também:

Livro Um Coração Saudável Livro Alimente bem suas emoções Livro Escolhas e Impactos - Gastronomia FuncionalLivro Tudo posso, mas nem tudo me convém

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo