Espiritualidade Sorrindo pra Vida

Maria é nosso modelo e primeira intercessora

Maria é o principal modelo de obediência e propósito no projeto de Deus, e ainda temos nela uma intercessora

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta sexta-feira, 12 de maio de 2017, padre Bruno Costa partilhou a Palavra de Deus para nos mostrar como Maria é nosso modelo maior de quem aceitou o projeto do Pai. Ela é nossa intercessora por excelência.

Evangelho de João 2,1-12:

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”

João escreveu o evangelho por volta dos anos 90 e 100 d.C. Podemos dizer que, dos escritos da Sagrada Escritura, neste Evangelho temos uma reflexão mais madura sobre Jesus. Esse trecho se refere a um dos sinais que João apresenta no seu Evangelho.

Quando Jesus realiza um milagre, ele serve para que as pessoas, ao verem, acreditem na pessoa de Jesus, em especial no Evangelho de João, quando ele não fala o nome de Maria. Ele se refere a ela como “mulher” ou “mãe de Jesus”. João apresenta algumas pessoas como modelos de seguidores do projeto de Cristo. Maria é um modelo, uma figura símbolo que aceitou o projeto de Jesus.

Ao fazer chegar a Jesus a falta de vinho, Maria se apresenta como aquela que conhece e intercede pelas necessidades da humanidade. Fica claro para nós o papel da intercessão. Quem faz é Deus, mas existe a intercessão. No primeiro milagre de Jesus, vemos claramente que Nossa Senhora é nossa intercessora. Nós vemos milagres, mas nele sempre existem os bastidores do milagre.

O desfecho depois do milagre tem um significado maravilhoso! João quer nos levar para um algo a mais e nos mostrar Jesus como nova aliança, o vinho novo, a graça. Em todo o projeto do Reino de Deus, simbolizado pelo casamento, Cristo é a nova aliança, o noivo. E tudo isso foi possível pela intercessão de Maria.

Maria é seta, aquela que aponta para o Senhor. Nesse Evangelho, vemos isso claramente. Mãe é ousadia, é decisão, assim como Maria tem um grande papel na sociedade, em casa. Maria é aquela que leva os discípulos a acreditarem em Jesus, o qual, com paciência e ternura, leva-nos ao céu.

Padre Bruno Costa
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo