Espiritualidade Sorrindo pra Vida

Devemos sempre lutar contra a tristeza

Lutar contra a tristeza exige de nós frequência, para que ela não nos abata nem nos faça desistir

No programa ‘Sorrindo pra Vida’ desta quinta-feira, 22 de junho de 2017, Márcio Mendes partilhou a Palavra de Deus para nos mostrar que devemos sempre lutar contra a tristeza e escolher a alegria.

Leia a Palavra de Eclesiástico 30,22-27:

“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.”

Quem tem um bom coração não engole qualquer coisa. A Palavra nos diz que aos que têm bom coração seus banquetes serão preparados com solicitude. Se chegarmos numa casa e percebermos que a comida foi preparada de qualquer jeito, olhamos e não sabemos o que estamos comendo, mas quando a comida é preparada com carinho, olhamos e sabemos o que estamos digerindo.

Nós não podemos ingerir qualquer coisa, e se temos esse cuidado com o corpo, ainda mais devemos ter com a alma. Essa Palavra nos diz que há pessoas que vivem tristes, pois deixam tudo entrar nelas: desaforo, ofensa, comparação, indireta e descaso. Essas coisas nós só engolimos se quisermos, mas devemos as rejeitar, porque só nos fazem mal.

Somos os únicos capazes de deixar a tristeza tomar posse de nós, mas não devemos deixá-la se aproximar em forma de pequenas preocupações que se acumulam. Por isso, a oração é tão importante, porque ela não deixa que as preocupações se acumulem em cima de nós e nos tornem pessoas tristes.

Pela tristeza e preocupação, todo mundo passa, mas temos de aprender a descarregar nosso fardo em Jesus por meio da oração. O mal é nos entregarmos a ela, quando não queremos mais lutar. Isso não pode acontecer!

Temos de reagir e parar de nos atormentar com as preocupações. Prolongaremos a tristeza em nosso coração se a ficarmos cultivando. A Palavra nos ordena a não deixarmos de lutar contra aquilo que nos entristece.

Precisamos ter fé e lutar, viver e ter um coração alegre. Não nos sentiremos vivos se não nos sentirmos alegres. Lugar de lixo é no lixo, e temos de tirar todo ele do nosso coração.

Se podemos escolher ser tristes, também podemos escolher ser alegres.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo