Reinaldo César conta sua rotina de trabalho

Reinaldo César conta sua rotina de trabalho

Letícia Barbosa e Beatriz Brito
Da Redação

TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, com o intuito de revelar aos telespectadores o funcionamento dos bastidores da TV, exibe, por meio desta matéria, a rotina do jornalista Reinaldo César.

Reinaldo, apresentador do CN Notícias, trabalha na emissora desde abril de 2001. Em seus primeiros anos, trabalhou no jornalismo da Rádio CN, porém, pouco tempo depois, já começou a fazer os primeiros flashes da TV.

Reinaldo Cesar e Adelita Stoebel

Reinaldo Cesar e Adelita Stoebel

Conheça o dia a dia do jornalista

Atualmente, o jornalista apresenta o telejornal transmitido de segunda a sexta-feira, às 19h, e ainda auxilia na revisão dos textos e na apresentação do jornal da Rádio Canção Nova.

“Eu começo a trabalhar por volta das 10h, quando chego na Rádio CN para auxiliar as pessoas no jornal; depois, fico à disposição da televisão. Almoço e logo participo das distribuições das pautas, selecionando o que será notícia naquele dia. Entretanto, muitas vezes, acontece a queda de pauta e, por isso, o assunto muda em determinada casa de missão”, diz.

Reinaldo conta que depois das distribuições de pauta, a equipe se reúne para ordenar a sequência das notícias, reportagens e matérias. Posteriormente, os textos e as ‘cabeças’ – chamadas das matérias do telejornal – são revisados. O ‘GC’ – gerador de caracteres -, responsável por colocar legendas no rodapé da TV, também passa por uma adequada inspeção.

“Trabalhamos sempre em equipe. Alguns fazem a edição, outros coordenam as filiais e também a recepção das matérias que vêm de muitos lugares como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Aracaju. A preocupação maior é sempre com a qualidade do texto que levaremos ao ar e, principalmente, seus conteúdos”, ressalta.

Por que o slogan do telejornal é ‘A serviço do bem e da esperança’?

Segundo o jornalista, estar a serviço da vida e esperança é olhar para as pessoas, é olhar para a comunidade, pois quando se faz um jornalismo ético, pautado na qualidade e preocupado com as pessoas e seus valores, esse jornalismo está pautado pela vida e esperança.

Reinaldo fala que a Canção Nova está seguindo pelo caminho correto, entretanto é preciso melhorar sempre, qualificar os futuros profissionais para que se encaixem dentro dessa proposta que é levar vida, esperança a todos, anunciando sempre a Boa Nova à luz do Evangelho.

“O jornalismo ético trabalha em favor da sociedade, da comunidade; ele tem que informar e denunciar se preciso for, ajudando nas transformações que a sociedade vive em seu dia a dia. Detentores de uma função social muito importante, os meios de comunicação, muitas vezes, banalizam muitas coisas que são essenciais na vida das pessoas”, afirma.

O apresentador finaliza dizendo que, mesmo com o advento da internet, com todos os meios de comunicação, ainda é questionável que a sociedade esteja bem informada. Reinaldo exorta que é preciso avançar na formação das pessoas.

“É preciso cuidar dos valores fundamentais que estão sendo deturpados por muitos meios de comunicação. Sem sensacionalismo barato, informando, formando e sempre levando a Boa Nova”, ele conclui.

Ouça entrevista em áudio:

by

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo