Um ano com o Papa Francisco

Um ano com o Papa Francisco

TV Canção Nova comemora o primeiro ano de pontificado do Papa Francisco com programação especial.

Larissa Senne
Da Redação

Quinta-feira é um dia especial para toda a Igreja Católica por ser dedicado à adoração ao Santíssimo Sacramento, por essa razão a TV Canção Nova exibiu, nesta data, um dia inteiro com momentos de louvor, adoração a Jesus Sacramentado e a celebração da Santa Missa. Nesta quinta-feira, 13, as pregações e a programação da grade da emissora foram voltadas à comemoração do primeiro ano de pontificado do Papa Francisco.

No dia 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa e adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Em um ano, fatos importantes e inovadores, que marcaram seu pontificado, foram registrados por meio de imagens, documentos, discursos e viagens, 365 dias pautados pela proximidade e diálogo com os fiéis e com a cúpula da Igreja.

TV Canção Nova e Papa Francisco

A programação da TVCN, desde o início do dia, com a celebração da Santa Missa às 7 e às 16 horas, teve suas intenções e pautas voltadas ao Santo Padre. As pregações com o padre Adilson Simões, às 9h40 e às 13h50, foram norteadas pelos escritos e falas de Francisco.

Algumas atrações da grade da emissora foram substituídas por um programa especial, em que diretores, jornalistas e outros profissionais, entre colaboradores e missionários, fizeram uma retrospectiva dos momentos mais marcantes do chefe da Igreja Católica. Ao meio-dia, o telespectador pôde acompanhar algumas matérias sobre a convocação do conclave e os primeiros momentos da expectativa da nomeação do Sucessor de Pedro. Rodrigo Luís recordou os primeiros instantes após a eleição do Papa Francisco, que, desde o primeiro gesto, ao se inclinar e pedir que orassem por ele, conquistou o mundo no dia 13 de março, na Praça de São Pedro.

Inicio Papa

Primeiros momentos do Habemus papam (Foto: Arquivo CN)

 Legado religioso

Um ano de pontificado repleto de acontecimentos e atitudes por meio das quais o Papa Francisco mostrou uma Igreja que deseja estar próxima da realidade e do povo, para que brilhe ainda mais “Alegria do Evangelho” [Evangelii Gaudium], título da sua primeira Exortação Apostólica. E para abordar esse assunto, professor Felipe Aquino e padre Marcial Maçaneiro discutiram a influência e os frutos do pontificado do Sumo Pontífice com sua marcante facilidade de diálogo com todas as religiões e povos no programa especial.

Este é o começo de um pontificado que deixa clara a intenção de aproximar a cúpula da Igreja dos fiéis. Francisco é o primeiro papa jesuíta e latino-americano da história, possui uma personalidade simples, atual e dinâmica, sempre bem-humorado, mas ao mesmo tempo sensível, profundo e atento às necessidades dos fiéis. Em apenas 12 meses de pontificado, ele fez significantes mudanças para simplificar a condução da Igreja.

Simplicidade, humildade, fé e compaixão (Fotos: Arquivo CN)

Simplicidade, humildade, fé e compaixão (Fotos: Arquivo CN)

Modernidade e personalidade

O Papa Francisco foi considerado a personalidade do ano por algumas revistas, foi indicado ao prêmio Nobel da Paz e tem conquistado admiradores em todo o mundo por ser aberto ao diálogo e à unidade e ter bastante contato com os fiéis, inclusive pelas mídias sociais. “Gosto de estar entre as pessoas, perto de quem sofre, de ir até as paróquias. Por outro lado, não gosto de interpretações ideológicas, uma certa mitologia em torno do Papa Francisco”, disse Jorge Mario Bergoglio, em entrevista exclusiva ao jornal Corriere della Sera, da Itália.

Para conversar sobre esta atividade dinâmica do atual Pontífice, a partir das 22h30 a equipe do “Revolução Jesus”, composta por Adriano Gonçalves, Fernanda Soares, Magda Ishikawa, André Florêncio e Luis Filipe, comentou as participações do Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, os pensamentos e legados deixados por ele e também os primeiros momentos da posse e, na transição, ao receber convidados que estiveram presentes nessa ocasião.

Modernidade, alegria, interatividade (Fotos: Arquivo CN)

Abertura ao diálogo, alegria, interatividade (Fotos: Arquivo CN)

Retrospectivas, matérias, imagens, fotos, vídeos e testemunhos de todos os momentos que marcaram o primeiro ano do pontificado do Papa Francisco você pôde acompanhar pela TV Canção Nova, nesta quinta-feira, 13, a partir das 7 horas.

E você? O que aprendeu com o Santo Padre? Divulgue, compartilhe e acompanhe #aprendicompapa

Confira outras matérias sobre o primeiro ano com o Papa Francisco:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo