Qual a diferença entre sinal digital e analógico?

Entenda a mudança de transmissão de sinal analógico para o digital.

Da Redação
Adailton Batista

Quando se fala em tecnologia pensa-se em modernização da transmissão de dados, a qual é classificada em dois tipos: analógica e digital. Essa classificação é baseada no tipo de sinais utilizados nas exibições televisivas.

.: Cidades que recebem o sinal digital da TV Canção Nova

Analógico é um tipo de sinal contínuo, que varia em função do tempo. O sinal analógico é representado por uma curva, como mostra a imagem abaixo. Como exemplo disso, se um sinal varia seus valores entre 0 e 10, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55…). Por essa razão, a faixa de frequência entre eles é bem maior e não tão confiável devido à oscilação.

Sinal Analogico

Sinal Analógico

 

Ao passo que o sinal digital é um sinal com valores discretos, ou seja, descontínuos no tempo e na amplitude. Esse tipo de sinal é representado por um histograma. Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores entre 0 e 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação. Por exemplo, se um sinal no sistema digital acima tem o valor de 4,25 em qualquer instante de tempo, ele será representado pelo valor mais próximo discreto, neste caso o 4. Os sinais que variam entre 4 e 4,5 serão representados pelo 4 e os sinais que variam entre 4,5 e 5 serão representados pelo 5; assim por diante.

Sinal Digital

Sinal Digital

 

Por essa razão, a transmissão feita pelo sinal digital possui melhor qualidade de imagem e som; sem falar que o gasto com o armazenamento de dados e com o tempo de processamento é menor.

Sinal na sua TV

Numa linguagem mais simples: o sinal analógico é transmitido pelas antenas normais, aquelas em formato de espinha de peixe; já o sinal digital é transmitido pelas antenas mais modernas existentes no mercado. Hoje em dia, alguns televisores já vêm com o conversor digital embutido.

Contudo, se você não tem condições financeiras para adquirir um aparelho de TV com conversor digital embutido, você poderá comprar um conversor avulso, que poderá ser instalado no cabo UHF de seu televisor. Desse modo, sua TV estará apta para mudar seu sinal de transmissão de analógico para digital.

:: TV Canção Nova e a digitalização

:: Entenda o processo de digitalização da TVCN

:: Confira as novidades da digitalização da emissora

:: Sua cidade pode ser a próxima a receber o sinal da TVCN em HD


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Outras Matérias