Jornalismo Manhã Viva

Tireoide: conheça os sintomas do hipo e do hipertireodismo

“Manhã Viva” aborda quais são os sintomas do hipotireoidismo e do hipertireodismo.

A tireoide é um dos hormônios responsáveis pelo controle de diversos componentes e atividades do organismo humano, como os batimentos cardíacos, a capacidade de concentração do cérebro, entre outros. Para conhecer a importância da tireoide no corpo humano, o programa “Manhã Viva” desta segunda-feira, 19, às 9h45, recebe a endocrinologista Elaine Ligabo e a nutricionista Katiúcia Bregalda.

Tireoide

Foto: Daniel Mafra

Os apresentadores da atração, Dircilene Duarte e Rodrigo Luis, no primeiro bloco, vão conversar com a endocrinologista sobre os sintomas do hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireodismo (produção excessiva de hormônios).

Já no segundo bloco, você vai conferir com a nutricionista quais alimentos devem ser consumidos para auxiliar o bom funcionamento dessa glândula.

O “Manhã Viva” está promovendo a campanha “Esse amor é para sempre!”. O projeto consiste no envio de fotos dos telespectadores com suas famílias. Você pode enviá-las para o e-mail: manhaviva@cancaonova.com, ou pelo chat do Facebook: facebook.com/manhaviva. As melhores fotografias serão mostradas na edição do programa do dia 23 de janeiro, próxima sexta-feira!

Entenda o que é a tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na frente dos anéis da traqueia, entre o pomo de adão e a base do pescoço e pesa entre 15 e 25 gramas no adulto. Aparentemente, esta glândula possui a forma de um “H” ou de um escudo.

É responsável por produzir os hormônios (T3 e T4), que controlam os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, entre outros. Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireodismo (produção excessiva de hormônios).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo