Jornalismo Manhã Viva

Menopausa: Como amenizar os sintomas dessa fase?

Manhã Viva” explica o que a falta de hormônio, durante a menopausa, pode causar no comportamento da mulher.

É inevitável que as mulheres não passem pelo período da menopausa a partir dos 40 anos. Mas como amenizar os sintomas dessa fase? Isso é o que você vai descobrir no programa “Manhã Viva” desta segunda-feira, 01. Os apresentadores Rodrigo Luis e Dircilene Duarte receberão a ginecologista Dra. Andrea Berdu Madureira Coutinho na edição que começa às 09h45.

À medida que o corpo para de produzir uma quantidade suficiente de hormônios, ele vai envelhecendo. Durante a programação, você vai entender porque esse deficit hormonal causa tanta interferência na vida da mulher.

:: Da menarca à menopausa

:: O humor da mulher na menopausa

Com a chegada da menopausa o corpo feminino manifesta ondas de calor; irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo; irritabilidade; choro descontrolado; depressão; entre outros. Uma das alternativas para aliviar os sintomas é a reposição de hormônios. Com a reposição, o corpo feminino enfrenta melhor a menopausa, sem tantas sensações indesejáveis. Entretanto, nem todas as mulheres podem fazer esse procedimento. Cada caso deve ser avaliado individualmente sobre as eventuais recomendações e contraindicações.

Existem práticas naturais que são recomendadas para amenizar os sintoma e para obter também uma qualidade melhor de vida. São elas:

Menopausa

Mantenha hábitos saudáveis

– Tenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, vegetais, cálcio e peixes

– Reduza o consumo de carne vermelha a uma ou duas porções por semana

– Beba muito líquido: no mínimo dois litros de água por dia

– Faça exercícios regulares

– Procure um médico para acompanhar suas taxas hormonais

– Durma bem, em média de sete a oito horas por dia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo