Jornalismo Manhã Viva

Especialista dá dicas para a higienização da casa

Passo a passo de como eliminar as bactérias do lar

O Manhã Viva é uma revista eletrônica apresentada por Dircilene Duarte e Rodrigo Luis, que aborda assuntos cotidianos abrangentes à realidade das pessoas. No programa desta terça-feira, 23, os apresentadores mostraram maneiras práticas de eliminar as bactérias que se instalam dentro de casa.

Dircilene sugeriu que haja na cozinha três panos de prato: um para a pia, outro para secar as mãos e o outro para enxugar as louças. A missionária ainda destacou que, na hora da lavagem, é preciso separá-los.

“Sempre faço isso em casa. Fervo os panos de prato com água e sabão. Eles ficam fervendo por uns 15 minutos e, depois, de molho em uma solução com uma colher de água sanitária por um litro de água”, afirmou Dircilene.

A especialista em epidemiologia Fabiola Nejar disse que água e sabão mais fricção são eficazes na higienização dos brinquedo das crianças. A convidada ainda aconselhou que as roupas e os brinquedos sejam expostos ao sol.

“Nas creches e nas escolas, onde existe um aglomerado de pessoas e objetos, o cuidado precisa ser, de fato, maior. O processo de higienização é profissional. Em ambientes coletivos, é preciso evitar almofadas e coisas de tecidos, pois são mais difíceis de higienizar”, contou a especialista.

Fabiola ensinou a maneira correta de lavar as mãos. É um ato simples, mas se feito incorretamente, não cumpre sua função. Por meio de uma dinâmica, a especialista sujou a mão de um convidado com tinta guache, representando os microorganismos e, assim, mostrou o devido procedimento para retirar toda a sujeira.

“Observe que o recipiente, no qual se encontravam o sabão e a torneira já foram contaminados. É o movimento de fricção que vai permitir a retirada total das bactérias. Outro detalhe importante é que esse movimento dure algum tempo, ou seja, o mínimo de um minuto para conseguir uma boa higienização”, fala Fabiola.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo