Jornalismo Manhã Viva

Conheça os diferentes estágios da Síndrome de Down

Compreenda como ocorre a síndrome e ajude a combater o preconceito.

Acompanhe testemunho e saiba como superar a rejeição familiar

No dia 21 de março, data dedicada internacionalmente aos portadores de Síndrome de Down, o programa “Manhã Viva”, apresentado pelos missionários Rodrigo Luiz e Dircilene Duarte, vai abordar o tema de maneira séria, humana e aprofundada. A edição desta sexta-feira, 20, ao ar a partir das 9h45, vai contar com a participação de uma profissional da saúde.

Para ajudar o telespectador a entender mais sobre esse assunto, a atração vai receber a fisioterapeuta Livia Maria Coelho para refletir sobre as seguintes fases de desenvolvimento dos portadores da síndrome: comunicação, desenvolvimento sócio-emocional, comportamento, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo, independência e autonomia.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Em vez de dois cromossomos no par 21, os portadores dessa síndrome possuem três deles.

Algumas das características físicas particulares dos portadores da síndrome são os olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos e orelhas pequenas. Eles se destacam por sua alegria, bondade e pureza de coração, por isso são especiais diante de Deus e dos homens e merecem todo o nosso carinho e respeito.

Não perca a edição desta sexta-feira, 20, às 9h45, para aprender mais sobre o assunto!

.: Síndrome de Down: Família e Sociedade

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo