Jornalismo Manhã Viva

Conheça a prevenção e o tratamento da obesidade

Compreenda quais são as causas da obesidade e saiba como prevenir e tratar a população acima do peso

Rodrigo Luiz e Dircilene Duarte1

Rodrigo Luiz e Dircilene Duarte

O aumento do número de pessoas obesas no Brasil tem gerado crescente preocupação aos órgãos competentes à saúde. Devido à elevação dos casos de brasileiros obesos e acima do peso, o programa “Manhã Viva” desta terça-feira, 12, às 9h45, contará com a presença da endocrinologista Marília Viana Pinto e da nutricionista Patrícia Palandi para debater o assunto.

Os apresentadores da atração matinal, Rodrigo Luiz e Dircilene Duarte, vão conversar com as convidadas sobre as causas do aumento da obesidade na população brasileira e como prevenir e tratar pessoas que fazem parte desse grupo de risco. Com a ajuda das especialistas, os telespectadores vão saber quais são os riscos das chamadas “dietas milagrosas” e quais são os benefícios da reeducação alimentar na prevenção e no controle da obesidade.

Dados atualizados sobre a obesidade

Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo apresentam excesso de peso, entre elas 300 milhões são obesas.

Segundo o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo, fator que está associado a riscos para a saúde, como o diabetes tipo 2, a hipertensão, problemas cardiovasculares, etc., uma vez que possui relação com diversas complicações metabólicas. A causa da obesidade está vinculada a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas.

No Brasil, a Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo IBGE em 2008/09 apontou um aumento de 49% de brasileiros com sobrepeso e 15% deles com obesidade. No decorrer dos últimos 34 anos, houve um aumento de sobrepeso de três vezes para homens e duas vezes para mulheres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo