Educativo Mais Saúde

Amamentação: um vínculo entre mãe e bebê

A amamentação cria vínculo de afeto e proximidade entre mãe e bebê

Comemora-se de 1º a 7 de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A amamentação é uma importante fase para o desenvolvimento do bebê. Entretanto, muitas crianças ainda morrem, por falta de amamentação, com doenças que poderiam ter sido prevenidas e curadas com os nutrientes e os anticorpos proporcionados pelo leite materno.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças, com menos de cinco anos, morram em todo o mundo por doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas.

No Brasil, a doação de leite é apontada como um dos fatores fundamentais para a queda da mortalidade infantil no país. Em 2010, a taxa recuou de 18,9 mortes por mil nascidos vivos para 17,9, em 2011.

Dados da Organização Pan Americana da Saúde /Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) indicam que, na América Latina e Caribe (AL&C), mais de 60% das crianças não são amamentadas exclusivamente no primeiro semestre de vida, como é recomendado pelas autoridades ligadas à saúde.

Benefícios da amamentação:
Ao bebê: O leite materno possui propriedades que protegem a criança, uma vez que contém muitos nutrientes e anticorpos. É uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios.

À mãe: A amamentação, além da proximidade com o bebê e da geração de vida e bem-estar ao filho, proporciona a perda de peso após o parto. Além de reduzir os riscos de diabetes tipo 2, de anemia e câncer de mama e ovário.

TV Canção Nova a serviço da saúde pública
Em uma das edições do programa “Mais Saúde” do mês de junho, dra. Gisela Savioli conversou com a tutora da estratégia “Amamenta e Alimenta Brasil”, dra. Lilian Dalete, sobre a fase da amamentação, período em que muitas mulheres possuem dúvidas a respeito dessa interação fundamental entre mãe e bebê.

No decorrer da edição, a convidada explicou a maneira correta de segurar o bebê enquanto este é amamentado e mostrou qual é o modo certo de a criança posicionar a boca durante a sucção do leite materno.

Para as mulheres que sentem dores ao amamentar seus bebês, dra. Lilian fez algumas recomendações para aliviar esse sintoma, como a higiene e a aplicação de um antifúngico na mama, produto que deve ser utilizado durante 14 dias e acompanhado de exposição solar adequada nessa região.

Saiba mais orientações médicas para amamentar bem seu filho assistindo ao vídeo:

Conheça os produtos de dra. Gisela Savioli para ter uma vida mais saudável:

Livro Alimente Bem suas Emoções DVD Programa Mais SaúdeLivro Escolhas e Impactos - Gastronomia Funcional

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo