Entretenimento Especiais

Saiba o que é preciso para sintonizar o canal digital na TV

Prático e fácil: saiba como sintonizar o canal digital na TV 

Letícia Barbosa
Da Redação

A digitalização é uma palavra cada vez mais conhecida pela maioria das pessoas. As TVs digitais têm se inserido nos lares brasileiros devido ao processo de digitalização das emissoras de TV no Brasil por meio do Decreto-Lei 5.820 de 2006 instituído pelo Governo.

Os telespectadores têm se adaptado a essa mudança gradativamente. Para receber som e imagem em alta qualidade oferecidos pela nova tecnologia, o usuário necessita de um televisor HD ou um conversor set top box (STB) para as antigas TVs de tubo.

Para que o sinal digital seja captado e transmitido nos televisores de tubo, a antena de UHF (que pode ser interna ou externa) deve captar e enviar o sinal para o set top box e converter o antigo formato analógico para o digital.

.: Conheça as cidades que recebem o sinal digital da TV Canção Nova

Saiba mais sobre a recepção do novo sinal com o vídeo de Márcio Mendes:

Uma das diferenças notadas pelos telespectadores com essa transição é o formato da transmissão já que os programas gravados e exibidos em alta definição têm formato 16:9 (relação entre largura e altura da tela), assim como no cinema. Já o formato da transmissão analógica é quadrangular: 4:3. Por essa razão, os programas que não estão adequados ao formato HD são exibidos com faixas pretas nas laterais.

Alguns aspectos inovadores da nova tecnologia são a interatividade e a portabilidade. Os usuários também podem receber o sinal da TV em alta qualidade em equipamentos portáteis. Além disso, os telespectadores podem obter informações adicionais sobre os programas vistos por eles.

A implantação completa dessa tecnologia nesta obra de Deus é um grande desafio. Este processo ocorre desde 2007. Atualmente, mais de 50 cidades de todo o Brasil já recebem o sinal digital da TV Canção Nova.

.: Conheças as cidades contempladas como o novo formato clicando aqui.

Para ter informações sobre o sinal da TV Canção Nova na sua cidade ou sobre as TVs por assinatura, escreva para: faleconosco.rdf@cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo