Entretenimento Especiais

JMJ 2016, rumo à Polônia!

Saiba mais sobre João Paulo II, o comunismo e o nazismo

João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920 na cidadezinha polonesa de Vadovice e recebeu o nome de Karol Wojtyla

A Polônia não teve um século XIX fácil. Encurralada entre três nações francamente imperialistas, Alemanha, Rússia e Áustria, esse país imenso, agrário e pobre estava sempre sob a ameaça de ser varrido do mapa.

Em 1939, Hitler invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, Karol queria ser ator e, segundo relatos, tinha muito talento para isso. Interpretava com paixão textos épicos de autores poloneses. O jovem de 19 anos era forte e atlético, mas nunca teve vocação para a violência. Ele queria ajudar a Polônia a vencer a guerra, mas estava decidido a fazer isso “ganhando os espíritos”. O teatro nacionalista seria sua arma.
Foi uma surpresa para todos os seus amigos quando ele anunciou, em 1942, que queria ser padre. Karol mudava de carreira, mas não de objetivo. Sua intenção continuava sendo a mesma: “ganhar espíritos”, manter viva a identidade polonesa. Os invasores nazistas tinham proibido as missas e fechado todos os seminários, uma afronta à religiosidade polonesa. Portanto, estudar para ser padre era um ato subversivo.

Com o fim da guerra, os soviéticos expulsaram os nazistas, mas a vida dos padres continuou difícil. Afinal, os comunistas rejeitavam a religião. Karol manteve a mesma postura, de resistência firme e tranquila. Sua forma de combater o comunismo era ensinar os valores católicos, ajudar as pessoas a levarem uma vida guiada por Cristo. Sua fé profunda, seus princípios firmes, seu carisma e seu talento diplomático.

Em 2016, a Polônia sediará a Jornada Mundial da Juventude, este país que viveu uma realidade dura, mas que gerou tantos santos para a Igreja e um testemunho de fé diante das adversidades. Vamos juntos, rumo à JMJ 2016!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo