Jornalismo Além da Notícia

Nova encíclica do Papa Francisco é refletida em programa

Cardeal Dom Odilo Scherer reflete sobre a nova encíclica do Papa Francisco

Ronaldo-da-Silva

Ronaldo da Silva

Em virtude da publicação da Encíclica “Laudato si” do Papa Francisco – cuja tradução para o português é: “Louvado seja” – sobre o cuidado com o planeta, nossa “casa comum”, o programa “Além da Notícia” será transmitido excepcionalmente nesta quarta-feira, 17, às 23 horas.

O conteúdo do documento, cuja divulgação será feita nesta quinta-feira, 18, pelo Vaticano, será refletido durante o programa pelo Cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP), Dom Odilo Pedro Scherer.

O apresentador da atração, Ronaldo da Silva, vai conversar com o prelado sobre o conteúdo do documento pontíficio, cujo foco é a importância da preservação do meio ambiente e um alerta às nações e suas autoridades sobre a necessidade do cumprimento das leis ambientais para a sobrevivência humana e o cuidado do planeta.

Principais pontos tratados na encíclica:

Ecologia humana: Ao refletir sobre esse aspecto, o Pontífice alerta sobre os impactos causados pelos seres humanos no meio ambiente em virtude do progresso econômico, das novas tecnologias e do sistema financeiro.

Cultura do descarte: A partir dessa temática, o Santo Padre destaca o valor intrínseco e a dignidade de todos os seres vivos, enfatizando que homens e mulheres não devem ser sacrificados em detrimento dos “ídolos do lucro e do consumo”.

Soluções: Uma das soluções propostas pelo documento é estimular a reflexão sobre o problema da perda e do desperdício de alimento e fomentar a busca de soluções para que todos tenham acesso a essa fonte de vida e subsistência humana.

Com base nesses aspectos, o Papa Francisco convida a sociedade a respeitar a natureza e a responder ao chamado feito por Deus para cuidar da criação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo