Santa Missa pela canonização de José de Anchieta

TVCN transmite Celebração Eucarística em solenidade ao beato.

A TV Canção Nova vai exibir a Santa Missa, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, em ação de graças pela canonização do beato José de Anchieta, neste domingo, 6 de abril, a partir das 11 horas.

Considerado o “Apóstolo do Brasil”, José de Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II, e no dia 3 de abril será declarado santo por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco, atendendo à solicitação do Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raimundo Damasceno, no dia 26 de fevereiro deste ano.

José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil e também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser honrado por toda a Igreja”, afirmou Dom Damasceno à Rádio Vaticano.

José de Anchieta era jesuíta, nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, e chegou ao Brasil no século XVI, enviado como missionário. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil. É uma das figuras mais importantes do país por sua contribuição religiosa, social e cultural à nação por evangelizar os índios e povo brasileiro, que estava nascendo, por promover a paz entre todos os que viviam aqui e por ter fundado o Colégio Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Faleceu no ano 1597 após anos de dedicação à Igreja de Cristo, evangelizando, protegendo e amando os menos favorecidos e humildes.

Acompanhe a Santa Missa de canonização do Apóstolo do Brasil no domingo e recite a oração deste santo da Igreja:

Bem-aventurado José de Anchieta,
missionário incansável e Apóstolo do Brasil,
abençoai a nossa Pátria e a cada um de nós.
Inflamado pelo zelo da glória de Deus, consumistes a vida na
promoção dos indígenas, catequizando, instruindo, fazendo o
bem. Que o legado de vosso exemplo frutifique novos apóstolos
e missionários em nossa terra.
Professor e mestre, abençoai nossos jovens, crianças e
educadores.
Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e
abandonados, velai por todos aqueles que mais necessitam e
sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e
do Mundo.
Através de Maria Santíssima, que tanto venerastes na terra,
iluminai os nossos caminhos, hoje e sempre.
Amém.

TV ao vivo

 

Leia mais sobre o novo santo:

Outras Matérias