PROGRAMA

Educar na Fé

Educar na Fé – Formação para Pais e Catequistas

“Nos primeiros anos de vida da criança, lançam-se a base e o fundamento do seu futuro. Por isso mesmo, devem os pais compreender a importância de sua missão a este respeito. Em virtude do batismo e do matrimônio são eles os primeiros catequistas de seus filhos: de fato, educar é continuar o ato de geração. Nesta idade, Deus passa de modo particular através da intervenção da família”.

(João Paulo II aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980)

 

Adelita e Júlio Frulane, apresentadores do Programa Educar na Fé.

 

Educar na Fé, é uma série de 74 programas, com conteúdo formativo e catequético que foi realizada como material de apoio para a formação e educação na fé de pais e catequistas, para que estes evangelizem seus filhos e catequizandos, concientes do  sentido e importância do que já fazem. E motivar a participação da família na vida na Igreja. Também criamos essa série para responder perguntas como essa: é tradição da minha família batizar a criança, mas porque batizamos? Sabemos o que acontece realmente com a criança quando acontece o batismo? 

“Que serviço mais belo que o do catequista que anuncia a Palavra divina, que se une com amor, confiança e respeito ao próprio irmão, para ajudá-lo a descobrir e realizar os desígnios providenciais de Deus sobre ele? Mas trata-se também de uma tarefa extremamente árdua e delicada, porque a catequese não é simples ensino, mas é transmissão de uma mensagem de vida, como jamais será possível encontrar em outras expressões do pensamento humano, mesmo sublimes” 

(João Paulo II aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980)

Conteúdo:

  • Catecismo da Igreja Católica (sacramentos, devoções, Credo)
  • Bíblia – querigma e história da Salvação;
  • As virtudes teologais (fé , esperança e caridade);
  • Formação de liderança cristã através dos valores cristãos.

Meios utilizados:

  • Vida e pensamento dos Papas e santos da Igreja;
  • Embasamento aos temas trabalhados por profissionais cristãos católicos (estudos, pesquisas e participação de psico-pedagogos, sociólogos, teólogos);
  • A partilha de testemunhos de pais e evangelizadores, à luz do carisma Carisma Canção Nova: sendo assim uma janela para tornar conhecidos os lindos testemunhos das famílias da comunidade Canção Nova e de amigos que comungam da mesmo ideal de educar os filhos na fé católica: formar homens novos para o Mundo Novo.

“Um lugar privilegiado para falar de Deus é a família, a primeira escola para comunicar afé às novas gerações… 

Os pais, como os primeiros mensageiros de Deus, são chamados a redescobrir esta sua missão, assumindo a responsabilidade de educar, de abrir as consciências dos pequeninos ao amor de Deus, como um serviço fundamental à sua vida, de ser os primeiros catequistas e mestres da fé para os seus filhos”. 

(Bento XVI – Audiência de 28 novembro 2012)

Você pode assistir toda a série de programas Educar na Fé no canal do Youtube Canção nova Play, na playlist do programa, clicando aqui  

Também pode assistir em pequenos vídeos divididos por temas, além de encontrar histórias dos Santos para evangelizar seus filhos, clicando aqui aqui 

Outras  mídias da apresentadora voltada para o público infantil e evangelizadores de crianças:

Istagram @programaeducarnafe  @tiaadelita 

Blog Amigos do Céu, com a vida dos Santos para crianças, clique aqui para conhecer.