TVCN: 25 anos de lutas e vitórias

Sustentar essa TV é um milagre da Divina Providência”, destaca Carla Astuti

Letícia Barbosa
Da Redação

Neste ano a TV Canção Nova contempla 25 anos de existência. Período marcado por muitas vitórias e incontáveis desafios, já que a programação dessa mídia é 100% evangelizadora e mantida sem propagandas comerciais, apenas com as orações, iniciativas e doações dos sócios evangelizadores e o trabalho incansável dos missionários e colaboradores dessa obra de Deus.

A TVCN foi fundada em 8 de dezembro de 1989, tornando-se a primeira emissora católica do Brasil. Em seus primórdios, contava com poucos profissionais da área televisiva, mas muitas pessoas de boa vontade, como a missionária Carla Astuti, umas das pioneiras nessa empreitada.

Na época, a consagrada vivia seus primeiros anos como membro da comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib. E não possuía experiência alguma no ramo televisivo, mas, com muita disposição, viajou com outros missionários para a Colômbia a fim de se especializar nessa área. Ela destaca que, apesar das dificuldades, todos não mediam esforços, mesmo com a limitação técnica e profissional.

Os programas da emissora possuíam um curto espaço na grade televisiva, consistindo em 2 horas e 40 minutos diários com um conteúdo variado e voltado sempre para a evangelização.

Desde a época de sua fundação em 1989, a Divina Providência tem se manifestado na história da TVCN. A missionária revelou que um dos momentos mais visíveis da manifestação da Providência de Deus ocorreu com a aquisição da geradora em Aracaju (SE) sem capital para isso. Um grande e decisivo “passo na fé” do fundador da Canção Nova.

Carla se recorda de que monsenhor Jonas Abib sempre afirmava que o único objetivo e diferencial da emissora era a evangelização. Ressaltando sempre que a emissora nasceu de um ato de fé, portanto, ela só poderá viver na fé.

Assista a um programa especial com monsenhor Jonas, Luzia Santiago, Eto, diácono Nelsinho Corrêa e Eliana Sá sobre os primeiros trabalhos da emissora.

:: Assista ao segundo trecho do programa clicando aqui.

Entre tantos desafios, atualmente a TVCN passa pelo processo de digitalização de seu sinal. Gradualmente tem se adaptado à nova norma, exigida pelo Decreto-Lei 5.820 de 2006, cujo prazo de implantação da nova tecnologia se estende até 2016.

A migração implicará várias alterações em todo o sistema, como troca de equipamentos, mudança na maquiagem e nos cenários, capacitação de funcionários, entre outras. Tudo isso terá um alto custo. Para subsidiá-lo, a emissora lançou, no dia 4 de fevereiro, a segunda edição da campanha ‘Minha TV, Nossa Canção’, cujo objetivo é arrecadar fundos para o cumprimento do decreto emitido pelo Governo.

Leia mais sobre a história da emissora:

:: A inauguração da emissora

:: Dunga fala sobre sobre sua experiência com a TVCN e os primeiros trabalhos

:: Oswaldo Luiz conta sua experiência de 22 anos na emissora

::  TVCN é premiada como melhor canal religioso

Outras Matérias