Ciência

Entrevista exclusiva com o ministro Marcos Pontes – Ciência, Tecnologia e Inovação

Astronauta brasileiro conversa com Ronaldo da Silva no Além da Notícia

Por Liana Nunes, direto de Brasília

Nesta quinta-feira (08), Ronaldo da Silva recebe, no Programa Além da Notícia, o astronauta Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Marcos Cesar Pontes nasceu em Bauru, São Paulo, e ingressou na Força Aérea Brasileira, em 1981, aos 18 anos de idade. Graduado como aspirante aviador do curso de cadete de aviador da Academia da Força Aérea, Marcos Pontes atuou na esquadrilha de caça, foi piloto de testes e acumulou mais de duas mil horas de voos em 25 tipos de aeronaves. Em 1989, Pontes iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), alcançando a formatura em 1993. Já em 1998, ele conquistou o título de mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School nos Estados Unidos.

Diante de um currículo relevante para a área, ainda em 1998, Marcos Pontes foi selecionado em um concurso público da Agência Espacial Brasileira para fazer parte da equipe da Agência Espacial Americana (NASA), tornando-se, portanto, o primeiro astronauta brasileiro. O sonho de criança começava a se tornar realidade! Sua missão espacial aconteceu através de uma parceria entre Brasil e Rússia. Em 29 de março de 2006, a nave russa Soyuz partiu do centro de lançamento de Baikonur, localizado no Cazaquistão, e ficou 10 dias no espaço com três pessoas a bordo, uma delas Marcos Pontes, levando consigo a bandeira do Brasil para o universo. 

 

Desde 2019, Pontes assume o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação com a missão de promover políticas públicas para a produção de conhecimento nas três áreas de atuação. Durante a entrevista, Ronaldo da Silva conversa com Marcos Pontes sobre as ações do ministério no desenvolvimento do País e as contribuições da ciência brasileira no combate a Covid-19. 

De acordo com Renato Wenceslau, produtor do programa, a entrevista vai ser importante para que o público compreenda a respeito do desenvolvimento da vacina brasileira Versamune MCTI. “O telespectador vai entender melhor sobre o processo de criação dessa vacina brasileira e como está o andamento dos testes feitos no Brasil para que a vacina possa ser utilizada no País”, diz Renato. Ele completa ainda que “queremos destacar não somente o Marcos Pontes astronauta ou ministro de estado, mas também a sua vida, sua história e o seu esforço para alcançar tantas conquistas”.

O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h, na TV Canção Nova, com transmissão ao vivo no Canal do Youtube da emissora. O Além da Notícia tem reprise todos os domingos, às 2h da manhã.

Outras Matérias