Monsenhor Jonas Abib preside celebração festiva em honra a Dom Bosco

TVCN tem programas especiais em comemoração aos 126 anos de canonização de São João Bosco.

Larissa Senne
Da Redação

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, celebramos a festa de Dom Bosco, o apóstolo da juventude. O grande santo italiano dedicou a vida à evangelização e à salvação dos jovens carentes, dando-lhes amor, abrigo, educação e ensinando-lhes o amor e o respeito a Deus. A Comunidade Canção Nova faz parte da família salesiana, porque o fundador dessa obra de Deus, monsenhor Jonas Abib, é salesiano. Por isso este é um dia especial na programação da TVCN.

Às sete horas, a Santa Missa no Santuário do Pai das Misericórdias será presidida pelo monsenhor Jonas Abib, cuja missão é descrita na conhecida frase de Dom Bosco: “Dai-me almas e ficai com o resto!”.

No programa “Manhã Viva” desta sexta, a partir das 9h45, os missionários Dircilene e Rodrigo recebem o padre Sílvio César, que também é salesiano, para conversar sobre os 126 anos de canonização de São João Bosco.

Monsenhor Jonas Abib preside celebração festiva de Dom Bosco01

Dom Bosco (Foto: Arquivo CN)

O fundador dos salesianos deixou importante ensinamento para a Igreja com sua forma de educar e catequizar os jovens baseado em três palavras: razão, religião e bondade. Ordenado padre aos 26 anos, em Turim, na Itália, Dom Bosco, ao ver que, devido à miséria dos subúrbios, havia muitos jovens desocupados, famintos e delinquentes, identificou a quem deveria dedicar a vida. Dessa forma, fez tudo para impedir que eles continuassem cometendo delitos para sobreviver e acabassem nas prisões.

Então o jovem sacerdote reuniu esses rapazes em um lugar onde pudessem morar, trabalhar e rezar, nascendo assim o primeiro Oratório. Depois começaram a funcionar as primeiras oficinas, quando ele desenvolveu um método inovador na educação infantojuvenil, no ensino profissional, sobretudo, voltado à imprensa, e no sistema preventivo educacional. Dando início à Congregação Salesiana. Com este mesmo ideal, hoje os salesianos estão presentes em mais de 150 países.

Foi canonizado, em 1934, pelo Papa Pio XI, e aclamado como “Pai e Mestre da Juventude” pelo beato João Paulo II. Nesta data celebramos com alegria o testemunho de fé e amor à Igreja desse grande homem de Deus. Acompanhe a programação da TV Canção Nova em sua homenagem.

Outras Matérias