TV Canção Nova: o pouco com Deus se multiplica

Compreenda a ação de Deus em uma pequena emissora que se tornou a quinta maior rede de televisão aberta do país.

Letícia Barbosa
Da Redação

Assim como tudo na Comunidade Canção Nova, todas as obras começaram pequenas e sempre foram guiadas pelo Espírito Santo, por isso cresceram. Com a TV Canção Nova não foi diferente. O fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib, sentiu o chamado de Deus para a fundação de uma emissora de TV. Na época essa obra de evangelização possuía apenas a Rádio CN.

Uma das confirmações recebidas pelo monsenhor para dar este grande passo de fé e ousadia aconteceu durante um “rebanhão” [encontro de oração]. O pintor responsável pela decoração do local do encontro pintou na parede uma antena de TV, época em que a Comunidade Canção Nova contava apenas com a rádio. Com isso o sacerdote percebeu o agir de Deus durante o retiro.

(Foto: Arquivo CN)

(Foto: Arquivo CN)

Os primeiros passos da emissora foram dados com duas horas diárias de transmissão local a partir de uma retransmissora da TV Educativa do Rio de Janeiro. No dia 8 de dezembro de 1989 a TV Canção Nova foi oficialmente inaugurada com uma Celebração Eucarística.

(Foto: Arquivo CN)

(Foto: Arquivo CN)

Inicialmente as transmissões eram feitas com equipamentos simples em formato VHS. O primeiro estúdio, onde eram realizadas as gravações, também não era apropriado, pois no local antes havia existido um curral e uma fábrica de blocos.

(Foto: Arquivo CN)

(Foto: Arquivo CN)

Anos mais tarde, em 1997, foi adquirida a primeira geradora da TV Canção Nova, localizada em Aracaju (SE). A partir dessa data, a TV Canção Nova passou a ter 24 horas de programação diária. Para conseguir tomar tão grande iniciativa, esforço e fé foram as virtudes que mais estiveram presentes, não só nesse momento, bem como em toda a expansão da emissora até o presente. Razão pela qual foi criado o projeto Dai­-me Almas, cujo foco não era somente auxiliar na aquisição dessa geradora, como também manter a emissora no ar para resgatar almas e entregá-­las a Cristo.

Manter uma emissora de TV no ar, sem propagandas comerciais, fica muito caro porque os equipamentos utilizados são importados e a concessão junto à Embratel também tem um custo elevado. Por isso, desde o início, o projeto Dai-­me Almas tem a meta de arrecadar os “100%” mensalmente, total que mantém também todo o sistema Canção Nova de Comunicação com a ajuda do sócio evangelizador.

Um dos momentos mais marcantes televisionados pela TVCN se deu com a corrida histórica de monsenhor Jonas Abib ao ser informado que a quantia necessária da campanha daquele mês havia sido alcançada.

(Foto: Arquivo CN)

(Foto: Arquivo CN)

Graças à generosidade de pessoas de todo o país e de outras nações a TV Canção Nova foi se expandindo e levando Jesus Cristo a milhões de lares. Atualmente, o sinal da emissora chega a 447 cidades do Brasil, totalizando 33 capitais. Já o sinal emitido ao exterior alcança a costa leste dos Estados Unidos, a Europa, o norte da África e o Oriente Médio. Além de alcançar os lares do mundo todo com a programação via internet.

Tudo isso só foi possível graças a você que, de maneira direta ou indireta, ajuda a Canção Nova! Por isso, neste ano toda a família Canção Nova quer agradecer-lhe e celebrar com você esses 25 anos de muitas lutas e vitórias.

Conheça mais nossa história:

.: Histórias de quem participa dos 25 anos da TV Canção Nova

.: TVCN: 25 anos de lutas e vitórias

.: Homenagem aos 25 anos da TV Canção Nova

Outras Matérias