Cristãos leigos e leigas em missão pelo mundo

O cristão leigo tem a função de ser protagonista na mudança evangelizadora e social no ambiente em que vive.

Em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a TV Canção Nova exibe todos os domingos, às 17h48, o programa “Igreja no Brasil”, apresentado por Paulo Giraldi. No domingo, 17 de agosto, o apresentador entrevistou o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Pedro Cunha Cruz, que falou sobre o papel dos cristãos leigos e leigas na Igreja, segundo o documento da CNBB: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”

Durante o programa, Dom Pedro refletiu sobre como nós cristãos podemos contribuir para uma ação efetiva na Igreja, principalmente no ambiente em que vivemos e aos quais frequentamos. E destacou que nós somos os protaganistas da nova evangelização e que temos um papel fundamental na mudança social no ambiente em que estamos inseridos.

“O aspecto fundamental, que sublinha não somente o Concílio Vaticano II como também o documento da CNBB [“Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”] , é não criar dicotomia nem discrepância entre a Igreja e o mundo. Isso é fundamental. O leigo tem seu papel fundamental, ele é o protagonista da missão evangelizadora da Igreja e não precisa, portanto, ‘vilanizar’ o mundo pelo fato de ele ser Igreja. Ele também tem que ter uma visão positiva em relação ao mundo e ocupar aqueles espaços que o mundo proporciona, porque ele [leigo e a leiga] tem a função de protagonizar a mudança social que é necessária”, incentivou o prelado. 

Outras Matérias