Tempo para rememorar a paixão, morte e ressurreição de Jesus
Liana Nunes, direto de Brasília, com informações de Aline Mezeses
Por meio de tradições milenares, ao final da quaresma a Igreja celebra a Semana Santa, e se prepara para o mistério pascal. O início se dá com o Domingo de Ramos, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Este dia é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores para cobrir o chão por onde o Senhor passou. A Igreja renova este momento, entoando “Hosana ao Filho de Davi”.
Na segunda-feira o evangelho lembra a chegada de Jesus a Betânia, anunciando que Sua hora havia chegado. Já na terça-feira, a liturgia recorda a traição de Judas e a fraqueza de Pedro. Na quarta-feira, em muitas paróquias se realiza a “Procissão do Encontro”. Os homens saem de um lugar, carregando a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o encontro entre Mãe e Filho.
Na quinta-feira santa, dando início ao Tríduo Pascal, os três dias mais importantes da Semana Santa, a igreja vive uma riquíssima liturgia. Neste dia os cristãos recordam a última Ceia. É feito o rito do lava pés. O Padre lava os pés de doze homens, como o Senhor fez com seus discípulos, sinal de humildade e serviço. Em continuidade, na Sexta-Feira a igreja celebra a paixão incomensurável de Jesus Cristo no Calvário. Há um ato muito expressivo: a veneração e o beijo da cruz. Este é o único dia que a igreja não celebra missa.
Algumas cidades realizam, após a celebração do beijo da cruz, a procissão do Senhor Morto. No Sábado a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor. A noite acontece a Vigília Pascal, mãe de todas as celebrações.
O domingo de Pascoa é o dia mais importante da fé cristã. A vida venceu a morte. O Senhor ressuscita. É a imensa alegria da passagem da escravidão para a liberdade. Cristo Vive e Reina.
A fé e a tradição vivida na Semana Santa é o tema principal do Além da Notícia desta quinta-feira (07). Ronaldo da Silva conversa com Dom Francisco Falcão, bispo auxiliar do ordinariado militar do Brasil e doutor em direito canônico.
O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Canção Nova.