Educativo Trocando Ideias

Psicóloga e coordenadora do PROCON falam sobre consumo consciente

Programa aborda importância e reflexos do consumo aos cidadãos

Com apresentação de padre Anderson Marçal, o programa ‘Trocando Ideias’ desta terça-feira, 15, às 20h, abordou o consumo consciente.

No dia 15 de março, comemorou-se o Dia Internacional do Consumidor. Para abordar as diferentes maneiras de se consumir de forma responsável e não comprometer as finanças, o sacerdote conversou com a psicóloga clínica e organizacional Elaine Ribeiro; e a Coordenadora do PROCON Maria Augusta Cardoso, que é membro do Núcleo Regional de São José dos Campos (SP).

.: TV AO VIVO

Sobre o Dia do Consumidor

Após o então presidente dos EUA John Kennedy discursar em favor do consumidor, no dia 15 de março de 1962, escolheu-se essa data como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A escolha foi feita no ano de 1983.

No Brasil, institui-se o Código de Defesa do Consumidor, em 11 de setembro de 1990, a partir da Lei nº 8.078. Entretanto, entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. O estopim para a criação da lei surgiu com a luta do movimento em defesa do consumidor no país, que iniciou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu, em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo