Educativo Trocando Ideias

A posição da Igreja sobre o uso do anticoncepcional

A Igreja é a favor da vida, por isso alerta sobre o uso indiscriminado dos contraceptivos

Toda semana o programa Trocando Ideias traz convidados que abordam temas relevantes para a sociedade, como o matrimônio, a educação dos filhos, os métodos contraceptivos, os relacionamentos, a fé, a saúde do homem e da mulher, entre outros, sempre observando a posição da Igreja Católica, que defende a fé, a vida, a família, a paz e a verdade.

Disponibilizamos para você um trecho do programa que trata sobre a posição da Igreja sobre o uso do anticoncepcional.

As consequências do uso de métodos de regulação artificial da natalidade na saúde e na sociedade são graves. 

Não é preciso ter muita experiência para conhecer a fraqueza humana e para compreender que os homens – os jovens especialmente, tão vulneráveis neste ponto – precisam de estímulo para serem fiéis à lei moral e não se lhes deve proporcionar qualquer meio fácil para eles eludirem a sua observância. É ainda de recear que o homem, habituando-se ao uso das práticas anticoncepcionais, acabe por perder o respeito pela mulher e, sem se preocupar mais com o equilíbrio físico e psicológico dela, chegue a considerá-la como simples instrumento de prazer egoísta e não mais como a sua companheira, respeitada e amada” (Trecho da Carta Encíclica Humanae Vitae n° 17 do Papa Paulo VI, escrita em 1968).

Sobre o programa

Ricardo Sá, apresentador da atração semanal, recebe convidados que respondem a perguntas sobre diversos temas referentes à saúde, à educação dos filhos, à família, à religião, à moral e à ética, entre outros. O programa é exibido às terças-feiras, a partir das 20h30.

O “Trocando Ideias” tem a missão de responder às dúvidas dos telespectadores e internautas de acordo com o posicionamento da Igreja Católica Apostólica Romana diante dos assuntos abordados.

Um dos pontos fortes da atração é a interação do público – pelo telefone, e-mail e pelas mídias sociais – que impulsiona e promove a reflexão, o diálogo e a troca de informação e conhecimento entre os convidados, o apresentador e os telespectadores.

Vejam também:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo