Jornalismo Transmissões Externas

TVCN transmite Missa especial direto do Santuário de Aparecida

Em parceria com Santuário Nacional, TVCN transmite Celebração Eucarística

Letícia Barbosa
Da Redação

Neste domingo, 18, a TVCN vai transmitir a Santa Missa de entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A Celebração Eucarística será presidida pelo Bispo de Leiria, Portugal, Dom Antônio Marto, e terá início às 7h30. 

Em clima de festa e ação de graças, a Eucaristia será celebrada de maneira especial devido ao triênio preparatório em comemoração ao milagre da pesca da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba e da contemplação de Nossa Senhora de Fátima feita pelos Três Pastorinhos em Portugal. 

A descoberta da imagem da Mãe Aparecida aconteceu em outubro de 1717 e completará 300 anos de revelação em 2017. Neste mês mesmo ano, comemoraremos o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima às três crianças, ocorrida em 1917. 

O triênio, que será realizado na cidade de Aparecida, visa promover ainda mais a união da Igreja Católica, em especial dos devotos de Nossa Senhora Aparecida e de Fátima, títulos dados a Virgem Maria.  

Sobre os diversos nomes dados a Nossa Senhora, professor Felipe Aquino explica que essa é uma forma carinhosa que os fiéis têm de a nomearem de acordo com o lugar em que Maria apareceu. 

Em uma breve reflexão, professor Felipe também comentou sobre os títulos de Nossa Senhora Aparecida e de Fátima. 

Confira o vídeo:

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Em meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG), três pescadores foram convocados pela Câmara de Guaratinguetá para sair à procura de peixes no Rio Paraíba. Os pescadores eram Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.

João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, porém, ela estava sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Depois disso os peixes chegaram em abundância para os pescadores. Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde a vizinhança se reunia para rezar.

A devoção foi crescendo entre o povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. A família construiu um oratório, que logo se tornou pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública. Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de FátimaSegundo as memórias da Irmã Lúcia, é possível dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano. 

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia. 

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol aos Três Pastorinhos: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento. 

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano. 

Em agosto daquele ano, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles, então, no Valinhos. 

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do santo rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Expressão do Coração Imaculado de Maria, que, no fim, irá triunfar, é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”

Referência: www.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo