Jornalismo Transmissões Externas

Papa Francisco preside Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo

TV Canção Nova transmite Celebração Eucarística presidida pelo Papa Francisco diretamente de Roma.

Neste domingo, 29 de junho, a partir das 4h30 (horário de Brasília), a TV Canção Nova transmite a Santa Missa na Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, presidida pelo Papa Francisco diretamente da Basílica Vaticana.

TV ao vivo

Na Festa dos Santos Apóstolos, padroeiros da cidade de Roma, é tradicional a presença da delegação do patriarcado ecumênico de Constantinopla durante a Celebração Eucarística em que arcebispos metropolitanos participam do rito da imposição do pálio, símbolo da comunhão dos arcebispos com o Bispo de Roma.

Os pálios novos são abençoados pelo Papa antes de ser entregues aos prelados e permanecem guardados numa arca, com as relíquias, no túmulo do Apóstolo São Pedro. No dia 29 de junho são levados para a Celebração Eucarística e impostos nos ombros dos novos arcebispos.

O pálio é uma particular insígnia litúrgica como confirmação da comunhão e da unidade dos arcebispos com o Sumo Pontífice na missão confiada a eles de conduzirem a Igreja unidos a ele.  Por isso o recebem diretamente das mãos do Sucessor de Pedro e prestam um juramento a seus pés na Solenidade de São Pedro e São Paulo. Trata-se de uma estola branca de lã com 5 cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas, com seis cruzes bordadas, expressando a unidade deles com o sucessor de Pedro. O paramento é colocado sobre os ombros dos prelados, representando o Bom Pastor, o qual leva as ovelhas nos ombros e dá a vida por elas.

Solenidade de São Pedro e Paulo

Solenidade de São Pedro e Paulo em Roma (Foto: Arquivo CN)

Leitura recomendada:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo