Jornalismo Transmissões Externas

Papa Francisco preside Santa Missa de Corpus Christi

Santo Padre preside Celebração Eucarística e conduz procissão na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Nesta quinta-feira, 19 de junho, a TV Canção Nova prepara um dia inteiro com momentos de pregação, adoração, louvor e oração na celebração de Corpus Christi. Durante a programação especial, a partir das 14 horas, a emissora transmitirá a Santa Missa e a procissão Eucarística com o Papa Francisco.

Diretamente de Roma, o Santo Padre presidirá a celebração na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no adro da Basílica de São João de Latrão; e seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, de onde concederá a bênção com o Santíssimo Sacramento na basílica liberiana.

Irmãos e irmãs, seguimento, comunhão e partilha. Rezemos para que a participação na Eucaristia nos provoque sempre a seguir o Senhor todos os dias, a ser instrumentos de comunhão e a partilhar com Ele e o próximo aquilo que somos. Só então nossa existência será verdadeiramente fecunda”, concluiu o Papa Francisco em sua homilia durante a celebração dessa festa no ano anterior.

Corpus Christi Roma 2013

Fotos do Corpus Christi em Roma, em 2013 (Foto: Arquivo CN)

Origem da Festa de Corpus Christi

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion afirma ter tido visões nas quais Cristo manifestou-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Visões que foram acatadas pelo bispo da diocese de Liège, que mais tarde seria eleito Sumo Sacerdote da Igreja,  o Papa Urbano IV. A festa também originou-se devido a vários Milagres Eucarísticos do mesmo período, como o de Siena, de Lanciano, entre outros.

Em 1264, o Papa Urbano IV, por intermédio da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo“, estendeu a festa para toda a Igreja, e pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que, até hoje, são usados durante a Celebração Eucarística desse dia. Esse grande santo e doutor da Igreja compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A primeira procissão, pelas ruas, com o Santíssimo Sacramento, de que se tem notícia foi realizada no ano de 1274 e se tornou um grande cortejo de adoração, louvor e ação de graças a Deus desde então.

Acompanhe este momento em memória a caminhada do povo de Deus, que é peregrino em busca da Terra Prometida.

TV ao vivo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo