Jornalismo Transmissões Externas

Diretamente de Roma, TVCN transmite consistório com o Papa

Dom Orani Tempesta é um dos novos cardeais da Igreja Católica

Letícia Barbosa
Da Redação

A TV Canção Nova, cuja meta é estar a serviço da Igreja Católica, transmitiu, diretamente da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o primeiro Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais com o Papa Francisco. A criação dos cardinalatos aconteceu por ocasião da festa da Cátedra de São Pedro neste sábado, 22, a partir das 7 horas, e no domingo, 23, às 6 horas (horário de Brasília).

Em uma carta referente ao consistório, o Santo Padre pediu que os novos cardeais recebam esta designação com simplicidade e humildade. E os exortou ao afirmar que “o cardinalato não significa uma promoção, uma honra ou uma decoração; é simplesmente um serviço e exige que se alargue o olhar e se amplie o coração”.

Entre os 19 novos cardeais, provenientes de diferentes países, está o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Em entrevista ao telejornal ”CN Notícias’‘, o arcebispo brasileiro mostrou-se consciente e agradecido pela importância da nomeação.

“Eu vou com o coração aberto para servir a Igreja, e sabendo que, ao servir a Igreja, eu sou chamado a servir também o mundo inteiro e ao Santo Padre, que está à frente da Igreja Católica. E ao mesmo tempo, pedindo a Deus que me capacite para fazê-lo da melhor maneira possível”, enfatizou Dom Orani.

Dom Orani envia sua primeira mensagem como cardeal

O arcebispo nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 23 de junho de 1950. Aos 18 anos ingressou na Ordem Cisterciense e foi ordenado sacerdote no ano de 1974. Antes de se tornar o Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi Arcebispo Metropolitano de Belém (PA) em 2004. Cinco anos depois, tomou posse da arquidiocese fluminense. 

A partir deste consistório o Brasil tem dez cardeais que são: Dom Eusébio Oscar Scheid, do Rio de Janeiro (RJ); Dom Paulo Evaristo Arns, de São Paulo (SP); Dom José Freire Falcão, de Brasília (DF); Dom Serafim Fernandes de Araújo, de Belo Horizonte (MG); Dom Geraldo Majella Agnelo, de Salvador (BA). Juntamente com os outros cinco votantes (com menos de 80 anos), caso ocorra um eventual conclave, sendo eles: Dom Odilo Pedro Scherer, de São Paulo (SP); Dom Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida (SP); Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Dom Cláudio Hummes, de São Paulo (SP) e, por último, Dom Orani Tempesta.

Para acompanhar os passos do Papa Francisco, a Canção Nova dispõe de uma casa de missão em Roma, Itália, responsável por informar o telespectador sobre as notícias da Igreja Católica e o site papa.cancaonova.com com informações referentes ao Sumo Pontífice em tempo real.

TV ao vivo

Aprofunde-se no assunto:

:: O que é Consistório? 

:: Qual a função dos cardeais e por que eles usam vestes vermelhas?

:: Entenda como os cardeais representam a Igreja no mundo

:: Dom Odilo Pedro Scherer comenta consistório

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo