Jornalismo Terra Santas News

A guerra e o holocausto retratados por uma criança

Noticiário apresenta relatos de italiano que fugiu dos nazistas para sobreviver à opressão causada pela guerra.

O programa “Terra Santa News” desta sexta-feira, 27, abordou em um de seus destaques o relato de Fulvio Canetti, nascido em 1939, período no qual se iniciava a Segunda Guerra Mundial.

Nascido em uma família de origem hebraica no centro da Itália, Fulvio e seus familiares foram para as montanhas a fim de fugir dos nazistas e da deportação. Depois de trabalhar como médico por muitos anos na Itália, atualmente vive em Jerusalém com seus filhos e netos.

Setenta anos depois da guerra, ele gravou suas memórias e as que lhe foram transmitidas em um livro intitulado “Guerra e Shoà”. Confira um trecho da obra:

“Recordo-me que um dia, Silvio, o pedreiro escavou com um picareta um buraco na gruta onde estávamos à esquerda da entrada. Na entrada do buraco, um baú de uma cor esverdeada onde minha mãe tinha escondido seus objetos mais queridos. Era tudo o que restava da nossa riqueza, engolida pela maldade do mundo. Meu pobre pai tinha sido já levado pela guerra. E a nossa família destruída por sua violência implacável”, revela Fulvio.

Confira outros assuntos abordados na edição:

– Celebrações pelo V Centenário do Nascimento de Santa Teresa contam com exposição de relíquia da santa para os peregrinos.

– Fé e memória da cidade de Taybeh. Conheça única cidade inteiramente cristã na Cisjordânia.

– Semana da gastronomia francesa na Palestina.

– Grupo musical se apresenta em Belém e Jerusalém e homenageia o fundador do Instituto Magnifíca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo