Espiritualidade Sorrindo pra Vida

Ofender o próximo também é matá-lo

Jesus nos ensina que ofender o outro também fere o mandamento de não matar

No programa ‘Sorrindo pra Vida’ desta quarta-feira, 22, às 8h, Diácono Nelsinho partilhou a Palavra de Deus e falou sobre como ofender o próximo também fere o mandamento de não matar.

Baseado no Evangelho de Mateus 5,21-26, Nelsinho explicou que o mandamento de não matar não se refere somente a homicídios, mas também é violado com nossos comportamentos que ofendem a dignidade das outras pessoas.

Jesus, em sua sabedoria, convida-nos a não estabelecermos uma classificação de quais ofensas ou pecados são mais graves que outros, mas evitar todos por igual. A palavra pode nos machucar tanto ou até mais do que agressões físicas, e estamos acostumados a ofender as pessoas no dia a dia tão naturalmente, que achamos que é algo sem tanta importância.

Como alerta o Papa Francisco, “quem insulta o irmão mata o seu próprio irmão no coração. Por favor, não insultar!”, diz ele.

Leia o Evangelho de Mateus 5,21-26:

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena.
Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.”

Assista aos programas:

Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo