Como devemos agir na hora da ira?

Quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo, podemos agir da melhor maneira na hora da ira, para que ela não nos prejudique

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta segunda-feira, 18 de setembro de 2017, Márcio Mendes partilhou a Palavra de Deus, para nos mostrar como devemos agir na hora da ira, a fim de que ela não nos prejudique.

Leia a Palavra em Provérbios 15,1-4:

“Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera. A língua dos sábios ornamenta a ciência, a boca dos imbecis transborda loucura. Em todo lugar estão os olhos do Senhor, observando os maus e os bons. A língua sã é uma árvore de vida; a língua perversa corta o coração.”

Quando vamos dar uma resposta, não só como palavras, mas com atitudes, também precisamos ter calma, porque uma resposta calma aplaca a ira nos outros e em nós também; com ambas as partes calmas, é possível tomar uma decisão sábia. Ao contrário, o insensato fervilha estupidez.

Quando não nos acalmamos, fazemos coisas estúpidas, as quais, depois, só nos trazem tristeza. A ira é irmã gêmea da tristeza, é um modo de ficarmos tristes.

Nós temos de usar o sentimento de raiva como um impulso para nos erguer contra o que nos entristece, mas não podemos deixá-la nos dominar nem tomar conta do nosso coração. Por isso, a Palavra de Deus nos diz que é a resposta calma que controla a ira. A Palavra faz esse paralelo entre quem tem o Espírito Santo controlando seus sentimentos e quem se deixa dominar pela ira, para nos tirar o sentimento da tristeza e nos colocar no caminho da alegria e das coisas boas.

Quando não nos deixamos, voluntariamente, guiar pelo Espírito, acabamos escravos dos nossos sentimentos, e eles fazem o que quiser conosco. Mas se estamos sob o poder do Espírito, nem a falta de perdão tem domínio sobre nós, pois Ele pega essa ferida e vai curando nosso coração.

São Paulo diz que até podemos sentir raiva, desde que não a usemos para pecar. Podemos até sentir raiva, mas não a cultivar, não a alimentar. Se pudermos evitar que ela entre, melhor ainda!

Para vencer a ira, usemos o mesmo segredo que usamos para vencer a tristeza. O primeiro passo é afastá-la imediatamente e voltar nossa atenção para outra coisa, mudar o foco.

O segundo passo é recorrer a Deus, porque só Ele pode dar paz ao nosso coração, e com a paz Ele traz a alegria e a calma. Por fim, temos que dar passos de mansidão, ter a iniciativa de atitudes de paz.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista aos programas:
Adquira o Canção Nova Play e assista aos programa da TV Canção Nova na íntegra. Ao adquirir, você ajudará a Canção Nova a manter todo seu Sistema de Comunicação. Acesse o site cancaonova.com/play!

Contamos com sua ajuda para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo Evangelho. Seja também um sócio evangelizador e ingresse na missão de evangelizar! Acesse aqui!

Outras Matérias