PROGRAMA

Educar na Fé

Um programa para pais e catequistas, voltado para a formação cristã de nossas crianças e adolescentes. Contém os ensinamentos dos Santos, Papas, a doutrina da Igreja Católica e lindos testemunhos sobre a vivência em família das virtudes cristãs da fé, esperança e caridade. Apresentação Júlio e Adelita da comunidade Canção Nova. Todas as sextas, às 19:30 horas, com reprise aos sábados às 17 horas na TV Canção Nova.

“Educar para a fé é belo, é talvez, a melhor herança que podemos dar a alguém: a fé! Educar na fé para que essa pessoa cresça. Ajudar as crianças, os rapazes, os jovens, os adultos a conhecerem e a amarem sempre mais o Senhor, é uma das aventuras educativas mais belas. É construir a Igreja.”

Papa Francisco

(Congresso Internacional  de Catequese – 27  Setembro 2013)

Adelita e Júlio Frulane, apresentadores do Programa Educar na Fé.

 

Conteúdo formativo e catequético, tendo como Foco a evangelização de…

… Pais

“Nos primeiros anos de vida da criança, lançam-se a base e o fundamento do seu futuro. Por isso mesmo, devem os pais compreender a importância de sua missão a este respeito. Em virtude do batismo e do matrimônio são eles os primeiros catequistas de seus filhos: de fato, educar é continuar o ato de geração. Nesta idade, Deus passa de modo particular através da intervenção da família.”

João Paulo II

(aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980)

Objetivos – Evangelizá-los para que evangelizem os filhos. Tanto para dar sentido ao que já fazem por tradição, mas sem muita compreensão, quanto a motivar a participação da vida na Igreja (Exemplo: É e tradição da minha família batizar a criança, mas porque batizamos? O que acontece com a crianças? Etc…)

… e Evangelizadores: Catequistas – Equipes de Liturgia – servos dos grupos de oração infantis.

“Que serviço mais belo que o do catequista que anuncia a Palavra divina, que se une com amor, confiança e respeito ao próprio irmão, para ajudá-lo a descobrir e realizar os desígnios providenciais de Deus sobre ele? Mas trata-se também de uma tarefa extremamente árdua e delicada, porque a catequese não é simples ensino, mas é transmissão de uma mensagem de vida, como jamais será possível encontrar em outras expressões do pensamento humano, mesmo sublimes.”

João Paulo II

(aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980)

Objetivos – Oferecendo material de apoio para sua formação e motivação nesse serviço à Igreja.

Conteúdo:

. Catequese da Igreja Católica (sacramentos, devoções, Credo)

. Bíblia – Querigma e história da Salvação;

. As virtudes teologais (Fé , esperança e caridade);

. Formação de Liderança cristã através dos valores cristãos.

Através de:

. Vida e pensamento dos Papas e santos da Igreja;

. Embasamento aos temas trabalhados por profissionais cristãos -católicos (Estudos, pesquisas e participação de psico-pedagogos, sociólogos, teólogos);

. A partilha de testemunhos de pais e evangelizadores, à luz do carisma Carisma Canção Nova: sendo assim uma janela para tornar conhecidos os lindos testemunhos das famílias da comunidade Canção Nova e de amigos que comungam da mesmo ideal de educar os filhos na fé católica: formar homens novos para um mundo novo.

 

“Um lugar privilegiado para falar de Deus é a família, a primeira escola para comunicar a fé às novas gerações… Os pais como dos primeiros mensageiros de Deus, são chamados a redescobrir esta sua missão, assumindo a responsabilidade de educar, de abrir as consciências dos pequeninos ao amor de Deus, como um serviço fundamental à sua vida, de ser os primeiros catequistas e mestres da fé para os seus filhos.”

Bento XVI

(Audiência de 28 novembro 2012)