PROGRAMA

Educar na Fé

“Educar para a fé é belo é, talvez, a melhor herança que podemos dar a alguém: a fé! Educar na fé para que a pessoa cresça. Ajudar as crianças, os jovens, os adultos a conhecerem e a amarem sempre mais o Senhor, é uma das aventuras educativas mais belas. É construir a Igreja.”  (Papa Francisco – Congresso Internacional  de Catequese – 27  Setembro 2013).

 

Adelita e Júlio Frulane, apresentadores do Programa Educar na Fé.

 

Conteúdo formativo e catequético que tem como foco a evangelização dos pais.

“Nos primeiros anos de vida da criança, lançam-se a base e o fundamento do seu futuro. Por isso mesmo, devem os pais compreender a importância de sua missão a este respeito. Em virtude do batismo e do matrimônio são eles os primeiros catequistas de seus filhos: de fato, educar é continuar o ato de geração. Nesta idade, Deus passa de modo particular através da intervenção da família” (João Paulo II aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980).

Objetivo: Evangelizar e oferecer material de apoio para a formação e educação na fé para os pais, para que estes evangelizem seus filhos, para dar sentido ao que já fazem, mas sem muita compreensão. Motivar a participação da vida na Igreja. Exemplo: é tradição da minha família batizar a criança, mas porque batizamos? E também para evangelizadores como: catequistas, equipes de liturgia, servos de grupos de oração infantis.

“Que serviço mais belo que o do catequista que anuncia a Palavra divina, que se une com amor, confiança e respeito ao próprio irmão, para ajudá-lo a descobrir e realizar os desígnios providenciais de Deus sobre ele? Mas trata-se também de uma tarefa extremamente árdua e delicada, porque a catequese não é simples ensino, mas é transmissão de uma mensagem de vida, como jamais será possível encontrar em outras expressões do pensamento humano, mesmo sublimes” (João Paulo II aos catequistas do Brasil, Porto Alegre, 05 julho 1980).

Conteúdo:

  • Catequese da Igreja Católica (sacramentos, devoções, Credo)
  • Bíblia – querigma e história da Salvação;
  • As virtudes teologais (fé , esperança e caridade);
  • Formação de liderança cristã através dos valores cristãos.

Meios utilizados:

  • Vida e pensamento dos Papas e santos da Igreja;
  • Embasamento aos temas trabalhados por profissionais cristãos católicos (estudos, pesquisas e participação de psico-pedagogos, sociólogos, teólogos);
  • A partilha de testemunhos de pais e evangelizadores, à luz do carisma Carisma Canção Nova: sendo assim uma janela para tornar conhecidos os lindos testemunhos das famílias da comunidade Canção Nova e de amigos que comungam da mesmo ideal de educar os filhos na fé católica: formar homens novos para o Mundo Novo.

“Um lugar privilegiado para falar de Deus é a família, a primeira escola para comunicar a fé às novas gerações. Os pais, como dos primeiros mensageiros de Deus, são chamados a redescobrir esta sua missão, assumindo a responsabilidade de educar, de abrir as consciências dos pequeninos ao amor de Deus, como um serviço fundamental à sua vida, de ser os primeiros catequistas e mestres da fé para os seus filhos” (Bento XVI – Audiência de 28 novembro 2012).

Vídeos