Espiritualidade PHN

Superação, o esporte no resgate da vida e da fé

Programa especial, diretamente do litoral norte de São Paulo, entrevista jovem que encontrou no esporte a superação para a deficiência. 

Larissa Senne
Da Redação

O programa “PHN” desta terça-feira, 7, apresenta um testemunho de superação. A partir das 22 horas, Dunga, diretamente de Caraguatatuba (SP), entrevista o jovem Marçal Leme Costa, cuja vida foi transformada após um acidente e encontrou, no esporte, o resgate da vida, da fé e do valor humano.

Marçal era motorista carreteiro, nunca consumiu drogas, bebidas ou cigarros. Dedicava-se à prática de esportes, jogava futebol, andava a cavalo, surfava e era apaixonado por motocicletas. Com a nova paixão, ele realizava o “willy”, esporte em que o motociclista empina motos e faz manobras radicais, e chegou a competir nas corridas do MotoCross por muitos anos.

Aos 35 anos, após um acidente com sua moto, nas curvas da SP-55, na Costa Norte de São Sebastião (SP), o caiçara viu sua vida mudar para sempre ao se tornar deficiente físico, porém, não insuficiente, pois “desde aquele dia, passei a dar mais valor à vida, à minha família”, ressalta Costa.

Passado o período de recuperação e reabilitação, Marçal encontrou uma forma de lidar com a nova vida – com doses extras de criatividade, energia e muita adrenalina – ao praticar o surfe. Com uma prancha desenhada por ele mesmo, duas pernas mecânicas e muita coragem, aventura-se nas ondas e também em diversos esportes radicais.

Desejo de superação, coragem e fé o motivaram a continuar a viver uma vida normal, apesar das limitações e dificuldades, sempre com o pensamento positivo e Deus no coração. “Ser feliz não é vivenciar apenas momentos de alegria e, sim, ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza; e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado”, enfatiza o surfista.

Marçal Leme

Marçal Leme (Foto: Arquivo Pessoal)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo