Espiritualidade PHN

Conheça a história de superação de Lígia Fonseca

A TV Canção Nova exibiu, nesta terça-feira, 26, o programa ‘PHN’, apresentado pelo missionário e cantor católico Dunga. Nesta edição, o programa tratou sobre o real sentido da vida e a valorização de cada momento vivido pelas pessoas. Para falar sobre este tema, Dunga recebeu Lígia Fonseca, a qual contou sua experiência de vida e os desafios enfrentados por ser tetraplégica.

Marta Letícia, mãe de Lígia, conta que, há dez anos, Lígia se preparava para uma competição em Brasília quando o acidente aconteceu. Ao realizar um exercício nas barras assimétricas, sua mão esquerda escapou da barra e Lígia caiu no chão. Depois da queda, a atleta já não sentia mais suas pernas e tinha dificuldades para respirar.

“Seu técnico fez respiração boca a boca até a chegada do resgaste. Depois de um mês do acidente, descobrimos que ela ficaria tetraplégica. Mas pensava que Deus estava ao meu lado e continuei amando minha filha. Aprendi que não adiantava ficar chorando, pois minhas lágrimas não trariam o movimento dela de volta”, fala a mãe.

O apresentador conversou com Joelma Aparecida, responsável por cuidar de Lígia. Joelma diz que a cada dia adquire um novo aprendizado com Lígia, considerada por ela e por todos à sua volta um exemplo de superação.

“Conheci Marta ainda quando trabalhava em um consultório. Meu filho precisou fazer uma cirurgia e, nessa oportunidade, começou nossa amizade. (..) Sou responsável pela sua medicação, banho, alimentação e em seus trabalhos manuais”, conta Joelma.

Marta conta a dificuldade que enfrenta na locomoção de Lígia para diversos lugares. Ela afirma que o transporte se torna difícil devido à falta de um carro adaptado.

“Não existem táxis adaptados em nossa cidade, apenas ônibus. O deficiente precisa se mostrar, ele precisa cobrar seus direitos”, destaca a mãe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo