Jornalismo Papo Aberto

Dicas para uma vida financeira equilibrada

O programa “Papo Aberto”, da segunda-feira, 28 de julho, apresentado pelo missionário da Comunidade Canção Nova Márcio Mendes, a partir das 22h, contou com a reflexão do contador Reginaldo Gonsalves sobre os “20 anos do Plano Real”, e do escritor Gabriel Perissé, que falou  sobre “educação financeira” e deu dicas simples para nos ajudar a ter uma vida financeira equilibrada e tranquila.

O contador explicou o que fez o Plano Real dar certo, em vista dos planos anteriores, foi o fato de que ele não foi uma imposição, pois não houve o bloqueio dos recursos financeiros dos cidadãos e fatos que alterassem a economia popular drasticamente.

“A própria população brasileira já estava sentindo que era hora de haver alguma mudança significativa, porque estava se tornando insuportável você receber um salário e não conseguir fazer suas compras do mês […]”, recordou Reginaldo.

Durante o programa, Gabriel deu sugestões para ajudar os telespectadores a organizarem a vida financeira da família e individual. E salientou que muitas pessoas não têm noção do que gastam e acabam contraindo dívidas que poderiam ter sido evitadas se houvesse um controle mais rigoroso.

“Durante um mês, anote no caderninho todas as despesas, porque nós não temos noção, por exemplo, do quanto nós gastamos com um cafezinho. Quem fuma, não tem noção do dinheiro que ‘queima’ com o cigarro. Quem não pesquisa os preços dos produtos não tem noção do quanto deixa de economizar. Então durante um mês, todo dia, procure anotar todas as despesas; isso já dá uma noção de disciplina para a pessoa”, aconselhou o escritor.

Bloco I: 

Bloco II: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo