Espiritualidade Memórias do Líbano

Veja como os libaneses celebram a Semana Santa

Entenda como é celebrada a Semana Santa na cultura libanesa

Diretamente da Catedral Nossa Senhora do Líbano, em São Paulo, padre Elias Karan explicou como os libaneses fazem memória à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O sacerdote apresentou um pouco da cultura libanesa durante o programa “Memórias do Líbano”.

Segundo padre Elias, o tempo quaresmal do rito maronita é muito rico em cerimônias. Um dia após a celebração de Domingo Ramos, há o momento da “Chegada ao Porto”, em que é comemorada a chegada do povo ao porto, em alusão à vida eterna.

Na terça-feira os libaneses fazem orações voltadas para a Páscoa. Já na quarta-feira ocorre a Cerimônia das Lamparinas, mais conhecida como a bênção da crisma, na qual o bispo ou o arcebispo de cada diocese abençoa os óleos que serão distribuídos aos enfermos.

Assim como a Igreja Latina, na Quinta-feira Santa ocorre a Celebração de Lava-Pés, em memória ao dia em que Jesus lavou os pés dos discípulos, ensinando-lhes que o caminho da glória se inicia com a humildade.

Na Sexta-feira Santa os libaneses refletem sobre os momentos de condenação e crucificação do Filho de Deus por meio da Via-Sacra. E no Domingo de Páscoa é celebrada a Ressurreição de Jesus, que deu a vida por amor à humanidade.

Veja também:

:: Uma vida de entrega e doação a Deus

:: Libanês explica diferenças do Natal em seu país e no Brasil

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo