Jornalismo Manhã Viva

Receitas especiais para sua Quaresma

Letícia Barbosa
Da Redação

Durante o tempo quaresmal muitos se abstém de alimentar-se com carne vermelha. Pensando nisso, selecionamos receitas bem práticas que não usam este tipo de carne. Além de serem fáceis, podem ser preparadas durante a semana devido a sua praticidade. Confira: salada de atum; truta ao molho manteiga; filé de truta ao molho de ervas finas; e batata recheada com truta.

Salada de Atum:

Ingredientes: Alface;  acelga; cenoura ralada; tomate cereja; azeitona preta e sal a gosto. A quantidade irá variar de acordo com o número de pessoas.

Modo de preparo: Coloque os ingredientes junto com o atum e misture a salada.

Truta ao molho manteiga

Ingredientes: Manteiga, creme de leite; requeijão cremoso; peras fatiadas; sal a gosto e filé de truta.

Modo de preparo: Grelhe o filé de truta na manteiga, mas não mexa muito para que a carne se mantenha inteira. Retire a truta da panela. Coloque o requeijão cremoso na mesma panela onde o peixe foi grelhado, acrescente também o sal. Depois de alguns segundos insira o creme de leite.  Em seguida coloque as fatias de pera na panela. Depois de derreter as peras, coloque o caldo em cima da truta.

Filé de Truta ao molho de ervas finas

1 kg de filé de truta; ervas finas; louro e pimentão vermelho desidratados e triturados; 5 dentes de alho; 3 colheres de azeite; suco de três limões; 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo: Misture o suco do limão ao azeite. Em seguida coloque o alho e as ervas finas. Para finalizar o tempero acrescente o sal.

Corte a truta ao meio e coloque o tempero dentro do interior do peixe. Unte um refratário com azeite, insira as trutas nele e cubra com papel alumínio. Com o forno pré-aquecido mantenha o peixe por 10 a 15 minutos a 180 graus.

Batata Recheada com truta

Ingredientes: 1 filé de truta; queijo parmesão ralado; cebolinha picada; salsinha picada; 1 batata grande; azeite; sal e catupiri.

Modo de preparo: Retire a pele do peixe e corte-o em cubos. Em uma panela adicione o azeite e os cubos de truta. Adicione o sal deixando-o de 3 a 4 minutos para que o peixe cozinhe. Coloque também o cheiro verde com a cebolinha.

Depois de cozida abra ao meio a batata e insira a truta. Com uma bisnaga enfeite a batata com o catupiri e o queijo ralado.  Deixe cerca de 25 minutos em forno pré-aquecido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo