Jornalismo Manhã Viva

Nulidade Matrimonial e os critérios de dissociação conjugal

Tire suas dúvidas sobre os procedimentos executados durante o processo de nulidade matrimonial.

Recentemente ocorreu um dos eventos de grande importância para a Igreja Católica, a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Neste ano a terceira edição da reunião refletiu aspectos abrangentes à família e contou com a presença de bispos do mundo inteiro em companhia do Sumo Pontífice. Um dos temas que gerou repercussão foi o processo de nulidade matrimonial. Assunto este que ainda gera dúvidas devido tal complexidade. Para esclarecer os critérios desse procedimento, o programa “Manhã Viva” desta terça-feira, 25, abordará o tema. A edição que, excepcionalmente neste dia terá início às 09h30, será apresentada por Rodrigo Luis e Dircilene Duarte.

Para desdobrar o assunto, os apresentadores receberão o juiz eclesiástico Aparecido José Santana. No decorrer do programa Rodrigo e Dircilene conversarão com padre Roger Araujo e o economista Laureano Rosa sobre a viagem de Papa Francisco a Estrasburgo, na França.

A mais recente mudança sobre a dissociação conjugal consta no relatório conclusivo do Sínodo que alude para propostas com o objetivo de tornar “mais acessíveis e ágeis” e de preferência “gratuitos” os procedimentos para o reconhecimento de casos de nulidade matrimonial.

.: Papa pede empenho em agilizar processos de nulidade matrimonial

“Há tanta gente que precisa de uma palavra da Igreja sobre sua situação matrimonial, para o sim ou para o não, mas que seja justa. Alguns procedimentos são tão longos ou tão pesados que não favorecem e o povo acaba deixando”, disse Papa Francisco durante a audiência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários

↑ topo